A Vialaser, rede de clínicas de depilação a laser do Sul do País, oferece em suas unidades modelo uma experiência pautada em automação, que remete o cliente ao futuro das clínicas de depilação. Essa tecnologia pode ser experimentada na nova unidade São José, em Santa Catarina que foi totalmente reformulada para atender a demanda local com mais comodidade. O cliente pode comprar o seu pacote on-line ou pelo aplicativo, além de realizar o procedimento, dentro da clínica, praticamente sozinho.
O processo inicia com o cliente realizando seu check-in em um totem na entrada da clínica. Assim que chegar seu horário de atendimento, o monitor que está na sala de recepção o chama para uma pré-sala, onde existe um monitor passando instruções do tratamento que o cliente fará.
As pré-salas foram concebidas para que o cliente tenha autonomia e possa se preparar para o tratamento. Para que o cliente tenha ainda mais privacidade, a clínica oferece um avental para ser utilizado durante a sessão. Todo o processo é seguro, não havendo a possibilidade de clientes se encontrarem nas salas de procedimento. “Todo o conforto é dedicado a tornar a experiência do cliente a melhor de todas”, afirma Kessey Duarte, sócia-fundadora.
O serviço automatizado existe também na loja de Florianópolis. A cidade de São José foi escolhida estrategicamente pois possui uma grande demanda, sendo a quarta cidade mais populosa e com uma das maiores economias do estado de Santa Catarina.
O modelo de autosserviço no setor varejista é muito comum sempre vislumbrando a autonomia do cliente dentro do estabelecimento. Além disso, a automação tem modificado a forma como empresas e clientes interagem. Segundo o Índice de Automação do Mercado Brasileiro, calculado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil em parceria com a GfK, o investimento em processos e recursos de automação nas empresas cresceu na proporção de 8% no período entre 2017 e 2018. O objetivo das empresas é aumentar sua competitividade frente a um consumidor mais digitalizado e com nível mais alto de informação. “Nosso objetivo é que o cliente se sinta, ao entrar em uma de nossas clínicas automatizadas, como se estivesse em 2050”, afirma Claudio Brancher Kerber, Gestor de Projetos e Processos da Vialaser.
A rede monitora seu nível de serviço pelo sistema Net Promoter Score (NPS). Dessa forma, o cliente pode avaliar sua experiência na clínica assim que terminar o procedimento. Com isso, a empresa espera receber o feedback na hora para realizar correções rapidamente em seu processo.