Localizada a cerca de 440 quilômetros da capital paulista, a cidade de São José do Rio Preto é conhecida por ser o berço da maior parte das franquias que atuam no mercado brasileiro. Segundo levantamento, realizado em 2014, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), das 1539 redes de franquias em atividade em São Paulo, 33 foram criadas na cidade do interior paulista, o que representa 2,14%.
Com 444 lojas de redes em operação na cidade, São José do Rio Preto ocupa o nono lugar no ranking dos 15 municípios com maior distribuição de unidades de franquias em operação no Estado de São Paulo, de acordo com a ABF.
Neste cenário favorável, diversas empresas encontraram a oportunidade de fazer seu negócio crescer, como é o caso da Hoken, uma das primeiras redes franqueadas da cidade. A companhia, fundada em 1997, se tornou referência oferecendo purificadores de água com tecnologia de ponta. “A companhia começou como um escritório de representação comercial, onde desenhei, projetei e montei nossos primeiros purificadores de água. Hoje, temos mais de dois milhões de clientes atendidos por nossos produtos”, conta o CEO da marca, Helio Tatsuo Yostsui.
A cidade do interior paulista não para de atrair a atenção dos empreendedores. Há três anos em operação, o Mercadão dos Óculos – rede de franquia de acessórios ópticos – resolveu apostar na região para dar o “start” em sua estratégia de encontrar clientes do varejo que buscam produtos de qualidade com preço reduzido. Atualmente, a marca já conta com 52 unidades espalhadas pelo Brasil. “Cada loja trabalha com cerca de 20 marcas, algumas voltadas ao público infanto-juvenil, e 800 produtos, destes, 80% expostos”, afirma o diretor de expansão de franquias da marca, Gustavo de Freitas Martino.
O setor de franquias se destaca por oferecer uma base consolidada para o futuro empreendedor, para maximizar as chances de sucesso. Nesta linha, a rede Maria Brasileira – especializada em serviços de conservação, limpeza e cuidados domésticos – aposta nos treinamentos e suporte oferecidos aos franqueados e no baixo valor de investimento para ampliar cada vez mais sua rede. A marca, criada em 2012 em São José do Rio Preto, tem como investimento inicial o valor de R$ 58 mil e o diferencial de não cobrar taxa de publicidade, algo que gira em torno de 3% a 5% nas demais franquias, fato que contribui para que, em tempos de crise, as pessoas possam investir sua rescisão na abertura do próprio negócio.
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