Santo Santo Santo entra para o mercado de franquias com itens religiosos, acessórios de fé e positividade

Com o mercado religioso aquecido, marca busca expansão através do franchising com investimento a partir de R$ 198.400

A falta de dinheiro é um dos principais obstáculos para quem busca abrir um novo negócio. Mas na verdade, é necessário muito mais que isso! Especialistas afirmam que para fazer o negócio acontecer de verdade não é necessário ter somente capital para criar um empreendimento de sucesso. Saber criar estratégias é um ingrediente necessário para fazer pouco investimento render muito.

É o que fez a rio-pretense Ana Paula Ribeiro Cury. Ela ganhou de presente da irmã, Ana Cristina, uma pulseira de silicone de São Bento. Devota do santo, além da praticidade do acessório no dia a dia, o presente fez sucesso, inclusive, entre amigos e parentes. Foi quando surgiu a ideia de revender as peças.

Ana Paula usou os R$ 2.700 que tinha guardado na poupança para comprar uma boa remessa de pulseiras de silicone com o emblema da cruz sagrada de São Bento. A princípio começou vendendo da própria casa, porém o negócio decolou rápido e foi necessário alugar, após um ano, uma pequena sala de 9 m2 para receber os clientes.

“Coisas do alto”

Uma pulseira de silicone de São Bento se transformou na “semente” da loja Santo Santo Santo, e essa semente frutificou em uma filosofia: oferecer peças que tenham sintonia com a positividade e que tragam para perto as “coisas do alto”. De 2016, quando a marca surgiu, para os dias atuais, o mix de produtos mudou: saiu daquela primeira representação para mais de um mil itens, entre as próprias pulseiras, chaveiros, adornos para carros, terços, acessórios masculinos e femininos, itens de decoração, incensos litúrgicos, velas aromáticas, luminárias, imagens de Santos, adesivos, livros, entre outros produtos. Com o crescimento do empreendimento foi necessário migrar para um espaço maior.

A escolha do nome da empresa é uma passagem bíblica muito importante para Ana Paula: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do Universo!”, Isaías 6,3.

Ao longo dos primeiros três anos de operação, a empresa passou por um crescimento significativo e o negócio, que havia iniciado suas atividades por meio da revenda de pulseiras, evoluiu para uma loja especializada no comércio de artigos religiosos e na evangelização por meio desses artigos. Foi nesse contexto de expansão que Ana Paula convidou sua irmã Ana Cristina para se unirem na condução das atividades. A nova parceira agregou conhecimentos em diversas áreas, mas, em especial, na área comercial.

Transformando em franquia

Devido ao sucesso ao longo dos anos, a empresa se preparou para um passo mais audacioso: a expansão dos seus negócios, de forma estruturada e rápida, por meio da operação no sistema de franquias em nível nacional. Em apenas seis anos de negócio, a marca Santo Santo Santo acaba de chegar ao mercado de franchising.

“A Santo Santo Santo sempre teve como prioridade o acolhimento e o atendimento humanizado. Nossos produtos transmitem fé, amor e positividade com uma roupagem moderna, refinada e digamos “fashion” nos acessórios pessoais e artigos religiosos. Percebemos que ao entrar na loja procurando um presente, por exemplo, o cliente já vem pensando com carinho em quem vai recebê-lo. Então eu digo que nossas peças levam um sentido especial com elas…o afeto”, avalia a fundadora e sócia, Ana Paula Cury.

A empresa oferece peças para crianças, jovens, adultos e terceira idade com artigos pessoais, presentes e para a casa, com valores a partir de R$ 19.

Modelo de negócio

O negócio da Santo Santo Santo é ideal para cidades a partir de 50 mil habitantes. Exclusivamente modelo loja física, o investimento necessário gira em torno de R$ 198.400,00 incluso taxa de franquia de R$ 40 mil (condição especial para as 5 primeiras unidades) sendo este o único valor a ser pago diretamente à franqueadora. O restante do investimento que inclui capital de giro de R$ 10 mil e R$ 148.400,00 de instalações (estoque e equipamentos) serão pagos diretamente aos fornecedores homologados.

O ponto interessante é a margem de faturamento bruto médio mensal de R$ 90 mil no primeiro ano de operação, podendo chegar a R$ 110 mil no segundo ano, além de lucro líquido entre R$ 24 mil a R$ 28 mil. O prazo de retorno do investimento é estimado entre 18 e 22 meses.

Predominante de religião católica, porém o caráter de espiritualidade e positividade da loja atrai pessoas de diversas religiões, como evangélicos, entre outros.

Mercado religioso no Brasil

A pandemia refletiu a busca pelo fortalecimento da fé e acolhimento em forma de presentes religiosos, colocando o amor a Deus à frente de todos os obstáculos. Os clientes encontram nos acessórios uma forma de ter sua devoção junto deles.

Pesquisa de 2019 constatou que o Brasil é o terceiro país do mundo onde mais se acredita na existência de Deus. O que ajuda a explicar o motivo pelo qual o mercado de artigos religiosos vem crescendo significativamente no país nos últimos anos.

“O público é fiel. É assim que podemos definir os consumidores de artigos religiosos. Por serem negócios de nicho, os empreendimentos religiosos tendem a ter públicos engajados e comunidades em torno das marcas. E com a digitalização no contexto da pandemia, este setor se manteve ativo, inclusive por seu caráter de bem-estar por meio da fé”, enfatiza Ana Paula.

Inclusive, a Santo Santo Santo sentiu o reflexo das vendas por meio do e-commerce da loja. Somente no ano passado, 20% das vendas vieram oriundas deste canal.

Perfil do franqueado

Ana Paula enfatiza que para empreender nessa área é necessário que o franqueado, primeiramente, goste e se identifique com o segmento. Em seguida, a franqueadora analisa o perfil do relacionamento com cliente, e gestão para conduzir a equipe.

É necessário que o franqueado saiba gerir seus colaboradores e clientes de forma acolhedora para que sintam a verdadeira essência da Santo Santo Santo, que é espalhar o amor, a fé e a positividade. Além disso, cabe a ele conduzir a gestão financeira do negócio.

Transferência de know-how

A equipe de implantação da Santo Santo Santo auxilia o investidor desde a escolha do ponto comercial até a inauguração. O projeto arquitetônico será feito por um profissional homologado da empresa e no momento pré-inaugural receberá a visita de um visual merchandising que fará a montagem e distribuição dos produtos na loja, seguindo o padrão oficial.

A marca conta ainda com treinamento através da universidade corporativa, e presencial para compra, gestão e vendas. Além do acompanhamento da evolução do franqueado no dia a dia da gestão. “No EAD temos um ponto alto que será uma introdução ao que aqui chamamos de catequese para equipe de vendas. Esse profissional será homologado e o franqueado pode vir a contratá-lo para aulas online. O mesmo pode acontecer com o profissional do setor financeiro que também será homologado”, diz Ana Paula.

A rede conta com um dos melhores softwares de gestão do mercado, para maior segurança para os franqueados, em um sistema ágil e dinâmico.

Expansão

A franqueadora Santo Santo Santo está localizada na cidade de São José do Rio Preto (SP), conhecida popularmente como o berço de novas franquias. No mês de julho inaugura a primeira unidade franqueada da marca em Santa Fé do Sul, também interior de São Paulo.

A rede busca franqueados em todo território nacional. A franquia projeta comercializar 10 unidades ainda este ano e alcançar faturamento acima de R$ 2 milhões.

“Eu acredito que é um mercado sempre em ascensão pelo fato de que as pessoas estão sempre buscando o amor, a fé, a esperança e a positividade”, finaliza a empresária e fundadora da franquia, Ana Paula Cury.