O mercado de franchising está em plena expansão, registrando números expressivos durante o ano de 2022. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor está ganhando um alto ritmo com o enfraquecimento da pandemia de Covid-19.
Na última pesquisa feita pela ABF, os dados apontaram um crescimento de 18,7% no terceiro trimestre do ano passado, comparado ao mesmo período de 2021. O faturamento das franquias passou de R$ 47.385 bilhões para R$ 56.256 bilhões durante esse tempo.
A Santo Santo Santo – rede especializada em artigos ligados à religiosidade e positividade – iniciou a sua expansão pelo franchising no ano passado e já colhe os frutos do bom momento desse mercado. “Além do setor de franquias, o mercado religioso também foi beneficiado com essa alta procura, nos ajudando a expandir de maneira mais rápida”, comenta Ana Paula Cury, fundadora e sócia da marca.
Resultados positivos
Sediada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a Santo Santo Santo encerrou 2022 com bons resultados, alcançando o número de R$ 1.900 milhão em faturamento e três unidades franqueadas.
“Pelo fato de termos iniciado a nossa expansão pelo franchising no meio do ano passado, esse resultado é muito satisfatório e positivo. Pois, inauguramos a primeira unidade franqueada em Julho de 2022 na cidade de Santa Fé do Sul/SP e estamos com uma em fase de instalação em Goiânia/GO e outra em Aparecida de Goiânia/GO, com previsão de inauguração para março deste ano”, detalha Ana Paula.
Além disso, a rede fechou mais um contrato, agora na cidade de Porto União, em Santa Catarina.
Mercado pós-pandemia
O mercado religioso obteve um ‘boom’ durante e após o período mais crítico da pandemia. Esse momento refletiu uma busca maior pelo fortalecimento da fé e o acolhimento em forma de presentes religiosos, colocando o amor em Deus à frente dos obstáculos que eram encontrados. Com isso, os consumidores encontraram nos acessórios uma maneira de ter sua devoção mais próxima deles.
“Inclusive, é importante ressaltar que a Santo Santo Santo sentiu o reflexo do aumento das vendas por meio do e-commerce da loja. Sendo que, somente em 2021, 20% das vendas vieram deste canal”, salienta Cury.
A empresária destaca que esse mercado ainda continua em uma grande crescente. “Contamos com uma linha de produtos muito diferente do que existe no mercado. Além disso, conseguimos agregar clientes de todas as idades e níveis sociais, fazendo com que mais pessoas venham para as nossas lojas.”
Expectativas para 2023
Para este ano a rede promete lançar uma linha nova de produtos com foco na religiosidade, positividade e fé, para atrair mais clientes e possíveis novos investidores.
“Nós estamos em busca de franqueados por todo território nacional, porém nosso foco inicial é nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Nossa meta é de inaugurar 10 novas unidades e conquistar o faturamento de R$ 5 milhões em 2023”, finaliza Ana Paula.