A Associação Brasileira de Franchising, ABF, em seu balanço anual do franchising nacional, apontou um crescimento de 8,3% no setor em 2015, com um faturamento de R$139,593 bilhões. Mesmo com a desaceleração econômica, o franchising se manteve em alta, e se consolidou como uma opção para os brasileiros que buscam uma chance de entrar no mercado por conta própria.
Segundo Carlos Alexandre Gomes, diretor executivo da rede San Martin Franchising, do segmento de seguros, muitas pessoas enxergam no franchising uma solução. “O modelo de negócio oferecido pela franquia ao seu franqueado tem que ser muito bem planejado, na maioria das vezes essa é a única reserva financeira que ele tem. É necessário ter muita responsabilidade”, disse.
A San Martin Franchising se encaixa no segmento de Serviços, que segundo a pesquisa da ABF, registrou um crescimento de 10,2%. “O segmento de seguro foi um dos poucos que mostrou crescimento em 2015. Segundo a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), entre janeiro e novembro acumulou um lucro de R$11,3 bilhões para o mercado segurador. Isso dá um incentivo na hora do investidor optar pela San Martin”, salientou Gomes sobre o mercado de seguros.
Os dados positivos do segmento de seguros, aliado ao alto índice de desemprego registrado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais o modelo de negócio do franchising, fez com que cada vez mais pessoas buscassem uma franquia de seguros para investir e abrir o negócio próprio. “Em 2015 abrimos mais de 100 unidades em todo o país. Oferecemos aos franqueados dois modelos de negócios, o Home, onde o franqueado atua de sua casa, e o Office, onde ele arca com as despesas de ter um escritório para trabalhar, o investimento é o mesmo, o que muda é o valor gasto na montagem do escritório para quem escolhe atuar em Office.”
A San Martin Franchising busca frequentemente por novos parceiros criando diversas oportunidades de negócios para seus franqueados. “Uma dessas parcerias nos rendeu dois modelos de seguros que estamos ajudando a desenvolver focados para animais de estimação e para o setor imobiliário. Será lançado este ano, e estamos muito satisfeitos”, disse o diretor fazendo mistério sobre as novas modalidades.
Para 2016 os planos da San Martin Franchising são ousados, eles buscam alcançar 350 unidades até dezembro. “O primeiro mês de 2016 nos surpreendeu, esperamos que os outros meses sejam bons como janeiro. Para isso vamos participar de diversos eventos voltados aos novos empreendedores, apresentando nosso modelo de negócio e conquistando mais franqueados”, finalizou Carlos.
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