O sonho de ter um negócio próprio é compartilhado por muitos brasileiros. Antes de ir adiante, o futuro empreendedor tem vários questionamentos, como: Onde investir? Que setor está bombando? Loja própria ou franquia? Caso opte pela licença de uma marca, a franqueadora oferece suporte aos franqueados?
Para começar, é importante saber que franquia é um dos investimentos menos arriscados para quem planeja um negócio próprio. Isto porque, segundo especialistas, o empreendedor trabalha com marcas já conhecidas do consumidor, possui custos menores e investimento mais baixos. Em 2017, o setor de franquias cresceu 8% e prevê alta de 9% no faturamento em 2018. O destaque maior foi o crescimento da participação do segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, que subiu de 12% para 16% no ano passado.
Mesmo escolhendo um setor que esteja em alta e com menos riscos que o franchising oferece, é importante depois de comprar uma franquia ter a ajuda do franqueador em todos os aspectos. O Spa das Sobrancelhas, por exemplo, oferece atendimento e suporte completos para sua rede de franqueados, consultoras e recepcionistas. Além de acompanhamento na gestão do negócios e auxílio para dúvidas e necessidades do dia a dia.
“Somos mais que uma franqueadora, somos consultores de negócios que intermediarão a sua realização financeira. A empresa oferece 4 Módulos de Treinamento das Técnicas e Serviços da rede, além do Programa de Capacitação em Gestão, exclusivo para o franqueado Spa das Sobrancelhas, onde treinamos o Gestor da Franquia em todas as áreas estratégicas de atuação no negócio: financeiro, estoque, jurídico, gestão de equipe, marketing, produtos, técnicas de venda, sistemas, relatórios e acompanhamentos”, afirma Jane Muniz, presidente e sócia fundadora da rede de franquias.
Como o negócio é altamente rentável, existe uma procura grande de interessados em adquirir uma franquia do Spa das Sobrancelhas. Mas para comprar uma unidade não basta ter o dinheiro necessário. Os candidatos precisam passar por um processo de seleção das empresas franqueadoras, que avaliam a afinidade com o negócio e o perfil que se adeque com a rede.
“O processo é realizado pela área de expansão do Spa das Sobrancelhas. Após receber o interesse do franqueado, o consultor de franquias, entra em contato para uma entrevista por telefone e para o envio do formulário de interesse, no qual o franqueado irá apresentar as informações e dados para análise. Após esse momento é agendada uma reunião presencial, para apresentação da empresa e para apresentação dos processos. Após esse momento, caso o candidato tenha passado pelas primeiras etapas, iniciamos as visitações às lojas, onde mostramos a operação e a rotina. Vale ressaltar, que durante todo processo o candidato é acompanhado por telefone, e-mail e por mais reuniões presenciais, sempre que necessário”, relata a presidente da rede.
História da empresa
O Spa das Sobrancelhas foi primeira rede do Brasil a apostar na segmentação de serviços para o olhar há mais de 10 anos. Atualmente, a rede, mesmo sob forte concorrência, continua na liderança com mais de 300 franquias em funcionamento. E mais de 2 milhões de clientes atendidos por ano.
A empresa foi criada em 2007 pelo casal Jane Muniz e Marko Porto. Eles eram donos de um salão de beleza no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, e perceberam que o tratamento especial que davam em seu salão para sobrancelhas, além de os mais rentáveis, tinham alta procura.
“Nós cuidávamos de forma diferente das sobrancelhas, fazíamos uma higienização especial da região, aplicávamos um creme, fazíamos uma massagem na região dos olhos, para só então fazer o design de sobrancelhas. Naquela época as pessoas falavam ‘tirar as sobrancelhas’ ou ‘limpar as sobrancelhas’. Nós estabelecemos o design de sobrancelhas como nomenclatura e desenvolvemos serviços para o embelezamento do olhar”, conta Muniz.
A partir daí, decidiram segmentar e batizaram estas atividades com o nome de embelezamento do olhar. A primeira unidade da marca surgiu em 2008, a segunda em 2009 e a terceira no ano seguinte. Em 2012, a empresa entrou no mercado de franchising.
A marca está presente em 21 estados brasileiros e Distrito Federal e, em 2017, faturou mais de 80 milhões. No ano passado ainda, o Spa das Sobrancelhas aumentou em aproximadamente 10% o faturamento de cada loja e em 15% o ticket médio de da rede com relação ao ano de 2016.
“Conseguimos esses excelentes números focando nossa estratégia em treinamentos para a rede e na qualidade de nossos serviços e produtos. Com isso, conseguimos alcançar nossos objetivos em relação a nos destacarmos pela excelência em atendimento ao nosso cliente e conseguimos trazer maior rentabilidade para nossos franqueados”, disse a empresária, que também é mestre em visagismo facial.
Em 2018, a empresa pretende manter o foco em aumentar o faturamento por loja em mais 10%.
“Nosso objetivo, agora que o design de sobrancelhas está mais consolidado no mercado, é trazer a conscientização para os outros serviços e produtos que envolvem o olhar, como cuidados com os cílios e a nossa Dermolev, que é a evolução da dermopigmentação e tem um efeito bem mais natural”, conta Jane.