Em 2015, a dentista curitibana, Andrezza Fusaro, mal sabia que alugar a sala ao lado do seu consultório, apenas “para manter a concorrência longe”, seria o start para um negócio promissor. Em penas três anos depois de iniciar a operação por franquias como grupo UP Franquias & Negócios, a Royal Face – rede especializada em harmonização facial e corporal com preços acessíveis – foi do Paraná para todo Brasil. A rede ja investiu até o momento mais de R$ 40 milhões e comemora a inauguração da sua centésima unidade na cidade satélite de Sobradinho, no Distrito Federal, região que já concentra outras três clínicas.
Além das 100 inauguradas, há ainda mais 130 unidades em fase de implantação. Tais números superlativos demonstram o processo de franca expansão no qual a rede se encontra e se mantêm alinhados aos dados do ano anterior divulgados pela Associação Brasileira do Franchising (ABF). Segundo a entidade, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar apresentou um desempenho positivo, de 5,4% no 4º tri e de 3,1% no ano. “É com imensa alegria que anunciamos a aberta desta unidade que é tão importante para a rede. Estamos em uma curva de crescimento vertiginoso e não pretendemos recuar, já que o mercado tem se mostrado bastante promissor deste o ano passado”, afirma o diretor de Expansão da Royal Face, Mauri Torres.
Crescimento na pandemia?
Houve segmentos que apresentaram recrudescimento com a pandemia. No entanto, quem atua no segmento de beleza e estética não tem muito do que reclamar, segundo o que apontou a ABF. E a justificativa para isso está em um fenômeno que pode ser chamado de “efeito zoom”. Mesmo com o fechamento do comércio, a Royal Face encerrou o ano com um aumento de 270% no faturamento em relação a 2019.
Entre os mais de 40 tipos de tratamentos faciais e corporais oferecidos, os mais procurados são toxina botulínica, preenchimento labial e fios de sustentação.“O aumento dos encontros online fez com que muita gente começasse a notar defeitos no rosto que, antes, passavam despercebidos. Essa nova percepção nos mostrou o quão forte é influência das câmeras e o quanto é importante para as pessoas se sentirem bem com sua aparência”, afirmou Andrezza Fusaro.
Mas, não apenas isso. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), divulgada em dezembro de 2020, o Brasil é o país que mais realiza procedimentos estéticos no mundo, desbancado os Estados Unidos e países da Europa. Entre os principais oferecidos pela rede estão toxina botulínica, preenchimento e fios de sustentação, além de lipo de papada, microagulhamento, skinbooster, peeling, clareamento de melasma e secagem de vasinhos.
Números positivos – A Royal Face encerrou 2020 com o total de 66 unidades inauguradas e 124 comercializadas. A meta do faturamento anual foi superada, fechando em R$ 60 milhões, com geração de 320 empregos diretos e 1,2 mil indiretos. Esses números positivos representam um aumento de 270% em relação a 2019.
Para esse ano, as metas continuam ousadas. A rede pretende atingir 305 unidades comercializadas, sendo destas 240 inauguradas, com o crescimento orgânico em torno de 400% em faturamento, chegando a mais de R$ 200 milhões. Para isso, a Royal Face planeja investir mais de R$ 40 milhões gerando mais de 1.000 empregos diretos e cerca de 1.500 indiretos em todo o país.