O setor de franquias acelera o movimento de expansão de marcas e unidades do negócio para o interior do Brasil. Entre os principais aspectos que influenciam os empresários a ampliar suas operações, está o custo de vida mais baixo e o surgimento de ambientes seguros para a inauguração das novas lojas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), sobre interiorização, no primeiro semestre do ano passado, cidades como Sorocaba (SP), Londrina (PR) e São José do Rio Preto (SP) estavam entre as que mais abriram unidades, proporcionalmente.
A Rockfeller Language Center, rede de franquias de escolas de idiomas, pensando na expansão do negócio e seguindo a tendência do mercado, investiu em diversificar os modelos de franquias com os tamanhos: micro, slim, pequena, média e grande.
“Quando pensamos em um modelo para cidades a partir de 15 mil habitantes, buscamos possibilitar o acesso ao ensino de idiomas a mais pessoas”, conta André Belz, fundador da Rockfeller Language Center. “Além de fazer parte de nossa estratégia de expansão, pois com os cinco modelos de escolas que temos disponíveis, conseguimos desbravar ainda mais o território brasileiro”, diz.
O modelo micro, pensado para cidades menores, tem o investimento inicial de R$ 90 mil. Já o modelo G, para cidades a partir de 200 mil habitantes, tem o investimento inicial de R$ 245 mil. A Rockfeller Language Center iniciou o processo de expansão como franquia em 2008 e, hoje, conta com 75 unidades, dessas 14 estão em implantação, pelo Brasil. A meta da rede é chegar ao final de 2020 com 120 escolas.