Riolax cria microfranquia para estimular empreendedorismo e ampliar vendas de produtos

A Riolax, rede de franquias de hidromassagens, está implantando um novo modelo de negócio, a microfranquia. A estratégia visa estimular o empreendedorismo e expandir a marca para Estados e regiões em que a Riolax ainda não possui uma de suas boutiques de hidromassagens.

Voltada aos profissionais de venda que já atuam no mercado nos mais diferentes segmentos, as principais características do modelo são a ausência da taxa de franquia e o formato de atuação do franqueado, semelhante ao de um executivo de vendas. O microfranqueado fará a intermediação entre a indústria Riolax e lojas dos segmentos de construção e de decoração.

“A marca decidiu apostar neste novo modelo de negócio para enfrentar a nova realidade do país. Com a desaceleração da economia, precisamos ser criativos. Temos um produto com alto potencial de vendas no varejo e, por meio do modelo de microfranquia, podemos capacitar empreendedores de todo o Brasil”, comenta o CEO da Riolax, Marcos Nascimento.

O lançamento oficial do novo modelo de negócio acontece durante a Exporevestir, a fashion week da arquitetura e construção, que acontece no Transmérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 1º e 4 de março. A Riolax contará com um estande exclusivo no evento. 

O franchising brasileiro enfrentou a atual realidade econômica do País com resiliência e criatividade. De acordo com a pesquisa do desempenho de 2015 divulgada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor registrou no ano passado um crescimento de 8,3%, atingindo R$ 139,593 bilhões.

O trabalho em rede demonstrou ser um fator chave para a manutenção do crescimento do setor. Tendo como referência as pesquisas de desempenho realizadas pela ABF e os indicadores econômicos, a Associação projeta para um crescimento de 6% a 8% em faturamento e de 8% a 10% em número de unidades.

Manter um emprego no Brasil está ficando cada vez mais difícil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego do país fechou o terceiro trimestre de 2015 em 8,9%, a maior da série histórica iniciada em 2012. Quem perdeu o emprego tem a chance de empreender, principalmente com microfranquias.

O mais recente levantamento da ABF sobre microfranquias aponta um crescimento de 14,7% no segmento, registrado em 2014. As microfranquias são uma alternativa para quem quer começar o próprio negócio sem investir muito. “O modelo da Riolax não terá taxas como em um modelo tradicional, o empreendedor vai atuar em seu mercado e levar os produtos da marca para novos pontos, obtendo lucro a partir das vendas fechadas”, explica Nascimento.

É bom observar que trabalhar como microfranqueado exige uma atenção grande do empreendedor, pois na maior parte dos casos ele trabalha sozinho, sem funcionários. “A Riolax tem know-how em franchising e oferece todo o suporte necessário para sua rede, além de disponibilizar um produto de qualidade excepcional que, por meio da microfranquia, vai chegar a novas lojas de construção e decoração, completa o CEO. O franqueado vai trabalhar com um catálogo eletrônico para intermediar as vendas dos produtos às lojas.

Especializada em banheiras de hidromassagem, spas e ofurôs, a Riolax fabrica e vende produtos que podem compor diversos ambientes, desde os mais seletos e sofisticados até os mais despojados e de bom gosto. A boa aceitação no mercado fez com que a Riolax entrasse para o franchising e, agora, deu origem ao modelo de microfranquia da marca.

A estratégia de expansão é focada em capitais e grandes cidades de todo o Brasil, especialmente nos Estados em que a Riolax ainda não conta com uma unidade física.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito