Rio-pretense que começou empresa na garagem de casa fatura quase R$ 10 milhões

Ao pensar nas empresas mais bem-sucedidas do mundo, imagina-se que iniciaram com grandes escritórios e muitos colaboradores, mas, na verdade, parte delas nasceu, de forma improvisada, na garagem de uma casa, como no caso da ATNZO – maior holding de franquias do Brasil, que conta com mais de 60 empresas formatadas e faturamento de quase R$ 10 milhões. Segundo o Sebrae, em 2019 o Brasil ultrapassou a marca de oito milhões de microempreendedores individuais, sendo que desses, 45% têm a própria casa como local de trabalho.

Fundada em 2016, por Lucas Atanazio Vetorasso, a empresa começou em uma garagem em São José do Rio Preto (SP), onde havia apenas uma mesa e um computador. “Minha sala era no corredor da garagem da casa do meu avô, onde morava. Levantava todos os dias cedo, me vestia formalmente e ia para o computador trabalhar. Mesmo em dias que não havia reuniões ou visitas, fazia questão de me portar assim”, conta o presidente do Grupo ATNZO.

Formado em jornalismo, Lucas trabalhava como freelancer prestando serviços de marketing a pequenas empresas. Até que um amigo lhe pediu ajuda para transformar um negócio em franquia, com o objetivo de apresentá-lo na maior feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que seria realizada em 15 dias. “Foram duas semanas de trabalho árduo para que ficasse tudo pronto a tempo. O resultado de tanto esforço não poderia ser outro, a marca fez tanto sucesso que vendeu 30 unidades e fui nomeado presidente da empresa. Em pouco tempo, outras marcas começaram a buscar minha orientação para formatar franquias, o que me levou a criar a ATNZO”, diz.

Com muito esforço e dedicação a empresa ganhou sede própria e tornou-se referência em todo o país. Atualmente, localizada na região central de Rio Preto, conta com mais de 1.300 clientes e equipe de 60 colaboradores, divididos entre os departamentos de marketing, administração, arquitetura, financeiro, jurídico e vendas.

Segundo o empresário, o principal objetivo da ATNZO é posicionar marcas em expansão e torná-las atrativas no mercado, a fim de mudar a vida de pessoas que sonham em ter ou transformar o próprio negócio em franquia. “O sucesso não tem fórmulas mágicas, é com empenho, determinação e uma pitada de estratégias que alcançamos o que desejamos”, finaliza Lucas.