Atingir a marca de 330 unidades franqueadas em todo o Brasil com seu novo modelo de negócios, cuja operação é totalmente home based, é a meta da Blue Sol Energia Solar – empresa com mais de 11 anos de experiência e pioneira no setor de energia solar fotovoltaica. A marca acaba de lançar a Franquia Next, que tem investimento mais enxuto, de apenas R$ 25 mil, e expande sua bandeira para os principais estados do país.
O Rio de Janeiro, considerado território estratégico para a marca, recebe mais uma franquia Blue Sol. Agora, é a vez da cidade de Itaguaí receber a 1ª operação de energia solar da marca pioneira em energia solar fotovoltaica. Esta é a 7ª unidade da rede no estado fluminense, que já conta com franquias nos municípios de Rio de Janeiro, Macaé, Nova Iguaçu, Resende, Maricá e Niterói. No total, a Blue Sol já contabiliza 33 franquias no Brasil.
No comando da franquia Blue Sol em Itaguaí está o franqueado Joilson Martins Andrade, de 51 anos, que já empreende no segmento de vidraçaria. Andrade viu despertar o interesse em abrir mais um negócio e diversificar sua atuação. Para isso, quis investir em um novo segmento, que fosse promissor e ao mesmo tempo estivesse em franca expansão. Foi então que decidiu pelo mercado de energia solar e elegeu a Blue Sol para abrir sua primeira franquia. “Depois de muita pesquisa, cheguei à conclusão de que a Blue Sol possui alta credibilidade, é a empresa que tem a melhor estrutura e a maior capacidade para me auxiliar nesta nova empreitada da minha vida”, ressalta o novo franqueado, que estima recuperar o investimento em tempo recorde.
Inicialmente, Andrade visa trabalhar com o público da área residencial de Itaguaí e já planeja oferecer o desenvolvimento de projetos e instalação dos sistemas de energia solar fotovoltaica, também, para proprietários de imóveis comerciais e na zona rural do município, uma vez que gerar a própria energia é vantajoso para todos os setores. “O mercado de energia solar é promissor e, acredito, está na contramão da crise que estamos vivendo. A população está sofrendo muito com os aumentos das tarifas energéticas e tenho certeza de que o nosso público-alvo tem considerado muito a produção da própria energia elétrica. Assim, nós da Blue Sol, estamos preparados a implementar este projeto para os clientes”, comenta Andrade. O franqueado adianta que faz planos para expandir sua atuação e pretende investir em uma segunda operação da rede Blue Sol Energia Solar no período de dois anos.
Detalhes sobre o modelo de franquias Next
De acordo com Nayra Cattarin, gestora de franquias da Blue Sol Energia Solar, com o novo modelo de franquias da marca, batizado como Next, não é necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades. O franqueado deve se dedicar exclusivamente à captação de clientes e venda de sistemas de energia solar fotovoltaica. A franqueadora, por sua vez, fica responsável pela engenharia e desenvolvimento de projeto, instalação dos sistemas de energia solar, homologação e conexão à rede elétrica. O negócio foi criado para dinamizar ainda mais o processo de expansão da marca, dando à rede a possibilidade de ter mais capilaridade em cidades com até 20 mil habitantes. “Temos interesse em iniciar as atividades com o novo formato de franquia em todas as regiões do Brasil. A expectativa é de que ao final de 2021 a Blue Sol contabilize cerca de 300 franquias com o modelo Next em operação e um total de mais de 330 unidades franqueadas se somados os outros modelos da marca”, detalha a executiva.
O franqueado Next, da Blue Sol Energia Solar, recebe treinamento – presencial ou online, diretamente da Universidade Blue Sol – totalmente embasado na metodologia da marca, construída ao longo de mais de 10 anos de atuação no setor, para superar as metas de vendas estabelecidas pela franqueadora. Para potencializar o início das atividades, os franqueados recebem, ainda, suporte especial da franqueadora para realização das prospecções de clientes. “A implantação desse modelo de negócio acontece em, no máximo, 30 dias. O franqueado tem como metas principais a concretização de 16 vendas de sistemas fotovoltaicos nos primeiros 180 dias do negócio e de um total de 48 sistemas comercializados ao final do 1º ano de atividades, quando a receita líquida será de R$ 84 mil. A franquia deve fechar o segundo ano de operações com 120 sistemas vendidos e uma receita líquida superior a R$ 126 mil”, detalha Cattarin.