Repasse é aposta de executivo para abertura de primeiro negócio próprio

Marcelo Passos investiu em duas unidades da 5àsec em Brasília

Há 30 anos como executivo de grandes empresas dentro e fora do Brasil, e após passar uma temporada em outro País, Marcelo Passos decidiu que era o momento de apostar em um negócio próprio. A escolha, porém, levantou questionamentos sobre qual o formato de negócio melhor e mais seguro, e o segmento ideal para investir. Após algumas buscas e análises no mercado, as decisões foram tomadas no primeiro semestre deste ano com a escolha de duas unidades de repasse da 5àsec, a maior rede de lavanderias, que estavam disponíveis em Brasília, no Distrito Federal.

“A opção pelo segmento de lavanderias veio após a crise do coronavírus. Minha esposa e eu percebemos que o novo normal que tanto falaram estava associado intimamente a higienização e sanitização. Assim, entendemos que este era o momento de investir neste mercado de limpeza de roupas e outros itens que fazem parte da nossa rotina, como peças de cama, mesa e banho”, conta Passos, novo franqueado da 5àsec ao lado da sócia e esposa, Caroline Ramos.

Se tornar um empreendedor ao investir em uma franquia de repasse foi a oportunidade ideal para o executivo, que priorizou três pilares para ingressar na rede de lavanderia: o posicionamento de mercado, já que a marca é líder no segmento; a metodologia, com máquinas que economizam água e produtos que não prejudicam o meio ambiente; e a qualidade, pois a rede é reconhecida como especialista têxtil e uma infinidade de serviços para atender à necessidade dos clientes. “Fiz um estudo de mercado e frequentei de perto outras marcas do mesmo setor, porém a 5àsec foi a que mais me surpreendeu e se adequou aos princípios que sempre busquei para ter a minha própria empresa”, comenta.

Para Marcelo, assumir uma franquia de repasse requer atenção, comprometimento, presença física, além de acompanhamento da franqueadora, do jurídico e da contabilidade para ser uma transação saudável, como a realizada pela 5àsec. Boa margem de negociação, instalação pronta e carteira de clientes já fidelizados são as atrações deste tipo de transação, de acordo com o empresário. Com duas unidades e 11 funcionários, o franqueado almeja ampliar sua atuação em Brasília com pontos de coleta, que tem um investimento menor e aumentam a capilaridade da marca em uma determinada região, utilizando a estrutura das lavanderias para aumentar a capacidade operacional e, consequentemente, o faturamento. “A ideia é conectar todos os serviços oferecidos pela franquia”.

Hoje, a 5àsec conta com diferentes modelos de negócios: loja tradicional, loja satélite, modelo Express, ponto de coleta e os lockers, mais conhecidos como armários digitais. Além disso, também há algumas oportunidades de lojas de repasse, como foi feito com o Marcelo. O intuito da 5àsec é promover alternativas aos que desejam investir em mais de uma unidade da marca ou ingressar no mercado de Franchising no Brasil, no segmento de lavanderia. “Uma das possibilidades que oferecemos aos que desejam fazer parte deste mercado é um formato mais enxuto, com investimento inicial a partir de R$ 80 mil. Mas sabemos que em determinados municípios não há mais espaço para novas unidades da marca. Sendo assim, a possibilidade de assumir uma loja de repasse é uma das formas que encontramos para viabilizar os planos de quem deseja abrir o próprio negócio em uma região específica. Esta também é uma opção para aqueles que não tem tempo hábil para iniciar uma unidade do zero, esperar pela reforma e adequação do ponto aos padrões da rede”, finaliza o diretor de novos negócios e expansão da 5àsec, Alex Quezada.