Remédios e sabores: franquia investe em saúde animal

Manipulação de remédios para pets promete baixar custos para o consumidor final. Mas e o franqueado?

A DrogaVET surgiu em 2004, criada pela farmacêutica Sandra Schuster e seu sócio Flavio Pigatto  Monteiro. A empresa é pioneira e líder no segmento de Farmácias de Manipulação Veterinária no Brasil, especializada em produzir e oferecer produtos para prevenção, tratamento e prolongamento da vida dos animais.

A empresa investe em fórmulas própria,s criando sabores mais palatáveis ao gosto do paciente animal como, por exemplo, biscoitos medicamentosos, emulsões, pastas orais, xaropes, em sabores como: picanha, salsicha, atum, bacon, pão, queijo, entre outros. Tudo isso para possibilitar um tratamento sem sofrimento ou estresse.

Além desses benefícios para o pet, o bolso do tutor do bichinho também agradece, pois visa-se um custo menor, uma vez que o medicamento é feito na dose certa, sem desperdício. E cerca de 10% dos princípios ativos usados no medicamento manipulado DrogaVET são exclusivos.

Atualmente, a rede conta com 33 unidades em funcionamento, sendo três próprias e 30 franquias, localizadas nas principais cidades do Brasil. Para o primeiro semestre de 2017, há previsão de inauguração em mais nove praças, sendo que o objetivo é totalizar 50 unidades até 2018. Mas e a crise?

O Mapa das Franquias conversou com a sócia fundadora da DrogaVET, Sandra Schuster para entender a estratégia de crescimento da empresa e suas peculiaridades. Confira.

Mapa das Franquias: Qual a origem da DrogaVET? Que necessidade do mercado ela veio atender?

Sandra Schuster: A DrogaVET nasceu de uma necessidade pessoal [a farmacêutica Sandra Schuster tinha um cão chamado Pancho] – um Cocker spainel, super agitado e muito enjoado no que diz respeito a tomar remédios. Além de ser cardíaco e tinha problemas de pelo, como todo cocker…

Mapa das Franquias: Com sua formação e experiência profissional no mercado magistral [manipulação], o que você pensou?

Sandra Schuster: “Por que não aliar o conhecimento técnico em manipulação de formulas com todas as vantagens que ela pode oferecer no quesito dose certa, sabor, forma farmacêutica, com um mercado crescente no país?” Mal sabia o Pancho que seria o precursor de um novo segmento de mercado no país: farmácia de manipulação exclusivamente veterinária.

Mapa das Franquias: Como funciona o segmento de manipulação veterinária?

Sandra Schuster Produzimos o medicamento de acordo com o peso e raça do seu animal de estimação, isto é, totalmente personalizado e adequado as necessidades dele; adaptando também os sabores e formatos aos preferidos do animal para que a adesão seja maior; aliando mais de um medicamento por dose, quando possível e necessário.

Mapa das Franquias: Que diferencial oferece ao consumidor final?  

Sandra Schuster: Medicamento produzido na dose certa, a um custo menor (se comparado ao industrializado), garantindo também maior aderência ao tratamento e consequente maior eficácia; flavorização de acordo com o gosto de cada raça e espécie.

Mapa das Franquias: E os benefícios para o franqueado?

Sandra Schuster:

  • Direito de uso de marca;
  • Auxílio na escolha do ponto comercial;
  • Apoio na montagem e inauguração da loja;
  • Treinamento inicial do franqueado;
  • Manuais,
  • Desenvolvimento do material promocional;
  • Pesquisa constante de novas matérias-primas;
  • Fornecimento de matérias-primas exclusivas;
  • Marketing institucional;
  • Apoio no marketing local;
  • Assessoria de imprensa;
  • Consultoria permanente.

Mapa das Franquias: A rede tem planos de quase dobrar o número de unidades até o fim deste ano. Como é possível convencer tantos novos franqueados a subir a bordo em tempo de incerteza política e econômica?

Sandra Schuster: O cenário atual não é dos melhores, porém o mercado pet vem crescendo a cada ano. Mesmo com todas essas incertezas, a expectativa é de um crescimento de quase 8% para 2017 no segmento petvet, no qual a DrogaVET está incluída. A estratégica, portanto, é apostar na abertura de mais lojas com nossos próprios franqueados.

Mapa das Franquias: Uma vez conquistado um novo franqueado, que tipo de suporte ele pode esperar e com que frequência? 

Sandra Schuster:

  • Marketing institucional;
  • Apoio no marketing local;
  • Assessoria de imprensa;
  • Consultoria permanente.

Mapa das Franquias: Quando o assunto é marketing, existe algum suporte específico para ajudar a vender um conceito tão diferenciado? 

Sandra Schuster: Contamos com um time de marketing especializado dentro da Rede, além de contar com apoio de uma agencia de brand e design.