A DrogaVET surgiu em 2004, criada pela farmacêutica Sandra Schuster e seu sócio Flavio Pigatto Monteiro. A empresa é pioneira e líder no segmento de Farmácias de Manipulação Veterinária no Brasil, especializada em produzir e oferecer produtos para prevenção, tratamento e prolongamento da vida dos animais.
A empresa investe em fórmulas própria,s criando sabores mais palatáveis ao gosto do paciente animal como, por exemplo, biscoitos medicamentosos, emulsões, pastas orais, xaropes, em sabores como: picanha, salsicha, atum, bacon, pão, queijo, entre outros. Tudo isso para possibilitar um tratamento sem sofrimento ou estresse.
Além desses benefícios para o pet, o bolso do tutor do bichinho também agradece, pois visa-se um custo menor, uma vez que o medicamento é feito na dose certa, sem desperdício. E cerca de 10% dos princípios ativos usados no medicamento manipulado DrogaVET são exclusivos.
Atualmente, a rede conta com 33 unidades em funcionamento, sendo três próprias e 30 franquias, localizadas nas principais cidades do Brasil. Para o primeiro semestre de 2017, há previsão de inauguração em mais nove praças, sendo que o objetivo é totalizar 50 unidades até 2018. Mas e a crise?
O Mapa das Franquias conversou com a sócia fundadora da DrogaVET, Sandra Schuster para entender a estratégia de crescimento da empresa e suas peculiaridades. Confira.
Mapa das Franquias: Qual a origem da DrogaVET? Que necessidade do mercado ela veio atender?
Sandra Schuster: A DrogaVET nasceu de uma necessidade pessoal [a farmacêutica Sandra Schuster tinha um cão chamado Pancho] – um Cocker spainel, super agitado e muito enjoado no que diz respeito a tomar remédios. Além de ser cardíaco e tinha problemas de pelo, como todo cocker…
Mapa das Franquias: Com sua formação e experiência profissional no mercado magistral [manipulação], o que você pensou?
Sandra Schuster: “Por que não aliar o conhecimento técnico em manipulação de formulas com todas as vantagens que ela pode oferecer no quesito dose certa, sabor, forma farmacêutica, com um mercado crescente no país?” Mal sabia o Pancho que seria o precursor de um novo segmento de mercado no país: farmácia de manipulação exclusivamente veterinária.
Mapa das Franquias: Como funciona o segmento de manipulação veterinária?
Sandra Schuster Produzimos o medicamento de acordo com o peso e raça do seu animal de estimação, isto é, totalmente personalizado e adequado as necessidades dele; adaptando também os sabores e formatos aos preferidos do animal para que a adesão seja maior; aliando mais de um medicamento por dose, quando possível e necessário.
Mapa das Franquias: Que diferencial oferece ao consumidor final?
Sandra Schuster: Medicamento produzido na dose certa, a um custo menor (se comparado ao industrializado), garantindo também maior aderência ao tratamento e consequente maior eficácia; flavorização de acordo com o gosto de cada raça e espécie.
Mapa das Franquias: E os benefícios para o franqueado?
Sandra Schuster:
- Direito de uso de marca;
- Auxílio na escolha do ponto comercial;
- Apoio na montagem e inauguração da loja;
- Treinamento inicial do franqueado;
- Manuais,
- Desenvolvimento do material promocional;
- Pesquisa constante de novas matérias-primas;
- Fornecimento de matérias-primas exclusivas;
- Marketing institucional;
- Apoio no marketing local;
- Assessoria de imprensa;
- Consultoria permanente.
Mapa das Franquias: A rede tem planos de quase dobrar o número de unidades até o fim deste ano. Como é possível convencer tantos novos franqueados a subir a bordo em tempo de incerteza política e econômica?
Sandra Schuster: O cenário atual não é dos melhores, porém o mercado pet vem crescendo a cada ano. Mesmo com todas essas incertezas, a expectativa é de um crescimento de quase 8% para 2017 no segmento petvet, no qual a DrogaVET está incluída. A estratégica, portanto, é apostar na abertura de mais lojas com nossos próprios franqueados.
Mapa das Franquias: Uma vez conquistado um novo franqueado, que tipo de suporte ele pode esperar e com que frequência?
Sandra Schuster:
- Marketing institucional;
- Apoio no marketing local;
- Assessoria de imprensa;
- Consultoria permanente.
Mapa das Franquias: Quando o assunto é marketing, existe algum suporte específico para ajudar a vender um conceito tão diferenciado?
Sandra Schuster: Contamos com um time de marketing especializado dentro da Rede, além de contar com apoio de uma agencia de brand e design.