Rei do Mate promove ações de responsabilidade socioambiental

Rei do Mate, a maior rede de produtos à base de mate e a maior rede de café do país, segue integrada com ações de responsabilidade socioambiental e vai promover mais três eventos em parceria e co-patrocínio com a Amigança Ambiental, agência especializada em eventos que visam conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente.

A primeira ação envolvendo a parceria foi realizada no pré-Carnaval, no Rio de Janeiro. O Bloco Limpeza – Carnaval Sem Sujeira percorreu a orla de diversas praias cariocas, promovendo a limpeza e conscientizando os frequentadores da importância de manter as praias limpas.

O próximo evento será o Limpando & Reciclando no dia 30 de maio, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente e engajará moradores do Rio de Janeiro no descarte de resíduos em locais apropriados e na coleta de microlixo nas areias cariocas para o reaproveitamento, evitando assim o acúmulo em aterros. O evento que acontece há 15 anos consecutivos reforça a importância de se manter praias, rios, lagos e lagoas limpas.

No dia 19 de setembro será realizado o Clean Up The World – Dia Mundial da Limpeza, um evento simultâneo em mais de 125 países, formando assim um grande mutirão ambiental.

A última ação de 2020 acontece em 19 de dezembro. O EcoNatal 2020 – Verão Limpo 2021 será a preparação de um movimento pré-verão no Rio de Janeiro, fortalecendo a importância da limpeza e preservação do meio ambiente, com a retirada de microrresíduos.

Responsabilidade socioambiental tem muito valor na rede Rei do Mate

Em 2009, a rede Rei do Mate iniciou a substituição dos copos plásticos por copos orgânicos (produzidos com papel de origem sustentável), o que lhe rendeu, no mesmo ano, o prêmio ABF-AFRAS Destaque Responsabilidade Social. A partir dessa ação, a rede estima que mais de 150 milhões de copos plásticos deixaram de ser descartados na natureza. Na época, a rede utilizava mais de um milhão de copos por mês; substituiu primeiro o copo de 300 ml, depois implementou o copo de 500 ml e, há três anos, introduziu o copo de 750 ml, sempre buscando reforçar ao consumidor sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Daquelas ações, posteriormente, surgiram outras, como a substituição dos copos de pão de queijo por copos orgânicos e lançamento de sacolas de papel reciclado. Com a aprovação da lei que proíbe o uso de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais, em 2019, a rede Rei do Mate também substituiu os canudos plásticos por canudos biodegradáveis.