Rei do Mate premia as melhores ações sustentáveis dos seus franqueados

O Rei do Mate, uma das maiores redes de alimentação do Brasil – hoje com 310 unidades – investe em ações de incentivo à responsabilidade ambiental junto aos seus franqueados. Todos os dias nas lojas da rede há um fluxo considerável de pessoas – 8 milhões consomem pães de queijo, 1.700 copos de mate, 500 mil xícaras de café e 250 mil unidades de sanduíches. Diante desse cenário, a empresa enxergou a possibilidade de difundir a prática de atitudes sustentáveis partindo do incentivo aos seus franqueados, e por consequência refletindo no consumidor final dos seus produtos.

Todos os anos o Rei do Mate lança um desafio aos seus franqueados. Aqueles que desenvolverem um maior número de práticas sustentáveis, as mais criativas e de maior impacto são premiados na convenção anual da empresa. Essa iniciativa vem gerando inúmeros frutos. Um dos franqueados resolveu guardar a borra de café e oferecer como adubo aos clientes, foi premiado pela rede com a ação. Outro franqueado sugeriu à sua clientela a doação da verba do cupom fiscal a instituições de caridade; salvaram uma instituição que estava prestes a fechar as portas, e que, graças à verba, pode continuar a realizar os seus trabalhos.

Mudança de hábito: 150 milhões de copos deixaram de ser descartados em 10 anos

Não é de hoje que a rede investe em ações sustentáveis. Em 2009 iniciou a substituição dos copos plásticos por copos de floresta sustentável, o que rendeu à empresa, no mesmo ano, o prêmio ABF-AFRAS Destaque Responsabilidade Social. Essas ações tiveram continuidade com a substituição dos copos de pão de queijo por copos orgânicos e com o lançamento uma linha de copos colecionáveis. “Os consumidores das gerações mais novas cobram esse tipo de postura das empresas e estamos cada vez mais alinhados com esse propósito”, afirma Adriana Lima, diretora de operações do Rei do Mate. Desde o início dessa inciativa, que completa 10 anos, deixaram de ser descartados na natureza 150 milhões de copos na natureza.

“As bebidas são o principal produto do Rei do Mate e em 2009 trocamos os copos plásticos por copos de papel de floresta sustentável. Na época já usávamos 1 milhão de copos por mês.  No início só tínhamos o copo de 300 ml, depois implementamos o copo de 500 ml e em 2017 introduzimos o copo de 750 ml, sempre fazendo com que o consumidor entendesse essa importância dessa mudança de hábito”, completa Adriana.

Após toda a mobilização social para a substituição dos canudos, a rede trocou os canudos plásticos por canudos biodegradáveis. Mas com o propósito de levar o consumidor a refletir sobre a utilização desse item, as bebidas são servidas em copos que trazem a seguinte pergunta: “Você realmente precisa utilizar esse canudo?”. Além dos copos biodegradáveis, o Rei do Mate investiu na utilização de copos de vidros que podem ser reaproveitados na própria loja, e em sacolas de papel reciclado, em substituição às sacolas de plástico.