A região Centro-Oeste apresentou um faturamento de R$5,5 bilhões no primeiro semestre de 2017 no setor de franquias, o que representa 7,4% do mercado nacional de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising. Ainda segundo a ABF, no 2º trimestre deste ano houve um crescimento de 2,4% relacionado às unidades quando se comparado com o ano de 2016 onde o crescimento obtido, na mesma época, foi de 2,2%. Esses dados nos mostram como está crescendo a tendência de interiorização das redes de franquias.
O segmento de alimentação é o que conta com maior atuação na região, estando com 29% de atuação de acordo com a ABF e, além disso, é considerado o segmento de maior importância para o franchising uma vez que conta com uma maior predominação na região do serviço rápido e tradicional.
Progresso promitente
No primeiro semestre de 2016, o mercado da região teve uma expansão de 6,3%, chegando a obter 12.059 PDVs – Pontos de Venda, ou seja, uma representação dentro do mercado nacional de 8,4%. Segundo Cláudia Vobeto, diretora da ABF do Centro-Oeste, o setor de franquias na região é promissor. “Sentimos o impacto do cenário econômico atual, mas tivemos um bom crescimento no primeiro semestre de 2016 quando se comparado com o mesmo período do ano de 2015”.
O crescimento atrai novos investimentos para a região, que tende a continuar crescendo nos próximos anos. Por esses atributos, a Rede Leve Pizza, marca pioneira no mercado de pizzas pré-assadas no Brasil, no franchising desde 2010, está com foco em expansão na região central.
“A região e o setor de alimentação estão em crescimento constante e enxergamos uma oportunidade de expansão e muito sucesso. Almejamos até o final de 2018 estarmos com 07 unidades no Centro-Oeste, em cidades como Cuiabá e Rondonópolis.”, conta Tiago Azem, diretor executivo da marca.
Região que acolhe bem a marca
“A Rede Leve Pizza tem um enorme potencial de crescimento e o fato da região ser foco para a alimentação, o esperado é obter um faturamento expressivo e um crescimento considerável comparando com o ano de 2016, uma vez que a região soma 10% do faturamento bruto total da rede, já com as atuais unidades existentes na região”, explica Azem.
A marca conta com grandes vantagens para atuação na região dando continuidade ao crescimento e implantação constante das unidades. “A carência de oferta de produtos similares expõe um mercado consumidor que anseia por novidades acompanhadas de qualidade, e é justamente o que oferecemos. Nossa marca também é fortalecida, pois em algumas cidades nos destacamos como pioneiros quando o assunto é instalação de franquias no município, uma vez que a região é constituída por uma gama de municípios com renda per capita relevante em virtude da versatilidade econômica, como agricultura e pecuária, por exemplo, e é essa economia estruturada que pode proporcionar ao futuro investidor maior segurança para seu investimento”, expõe o diretor.
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o PIB – Produto Interno Bruto da região gira em torno de R$279 bilhões. De acordo com a diretora da ABF do Centro-Oeste, a região é centralizada e mescla os mercados urbanos e rurais, e isso dá um novo dinamismo para o crescimento do setor da alimentação. “Temos o nosso lugar de destaque na economia nacional”, finaliza.
Perfil Rede Leve Pizza
Ser um franqueado Rede Leve Pizza exige apenas vontade de trabalhar. Os perfis vão desde iniciantes, ou seja, que trabalhou por um bom período em uma empresa privada, adquiriu reservas e deseja empreender; até aquele que está ativo no mercado, pois já desenvolve alguma atividade comercial e deseja ampliar seus negócios investindo no mercado de franquias por lhe proporcionar maior segurança; e ainda franqueados que têm sua principal fonte de renda através do desenvolvimento de atividades prestadas a empresas privadas ou públicas e decide investir em uma franquia para que aumente sua fonte de renda, onde ele (ou até mesmo um parente próximo), mesmo pode gerenciar o negócio.
“Nossos franqueados apresentam perfis variados, vindo desde a iniciativa privada até profissionais liberais, por isso não é difícil compreender a grande aceitação no mercado e o sucesso da marca”, completa Tiago.
Proveitos da marca
Tamanho sucesso da marca pode ser explicado por conta da marca oferecer inúmeros diferenciais aos franqueados e também aos consumidores. “As pizzas da Rede Leve Pizza conciliam qualidade e preços atrativos, adjetivos que atraem consumidores das mais variadas culturas”. Os consumidores se encontram satisfeitos com o produto oferecido, pois são produtos frescos de alta qualidade e o principal: a praticidade. “Nossas pizzas ficam prontas em apenas 10 minutos e isso é um diferencial oferecido pela Rede Leve Pizza, uma vez que também para auxiliar essa praticidade, contamos com o Box grill (marca registrada da Rede)”, explica.
O suporte direcionado ao franqueado supre todas as suas necessidades e auxilia continuamente a gestão geral do negócio uma vez que a marca dispõe de serviços direcionados aos franqueados, tais como: consultoria constante de estratégias de marketing; software de vendas e gestão; consultoria direcionada ao treinamento e acompanhamento do franqueado entre outras vantagens, além da marca ser perfeitamente configurada para atender a nível nacional.