Os brasileiros continuam priorizando a alimentação fora de casa como uma alternativa de lazer e socialização. Somente no ano passado foram gastos R$ 216 bilhões fora do lar, 27% a mais do que em 2021, segundo dados do Instituto Foodservice Brasil, em parceria com a Mosaiclab.
O ticket médio, que é o valor gasto com cada refeição, foi de R$ 19,27 em 2022, o que mostra que as pessoas estão dispostas a gastar mais na alimentação. O mercado de trabalho dentro do setor de alimentação fora do lar também apresentou um crescimento notável de 1,2% no número de empregos em um período de 12 meses, enquanto crescimento geral foi de 0,9% para outros setores. Os resultados são referentes ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).
Henrique Moreira Costa, de 39 anos, é um dos empreendedores que apostou no crescimento desse setor e resolveu abrir seu próprio negócio. Há exatamente um ano, ele inaugurou no centro da cidade de Governador Valadares (MG), uma unidade da franquia FiChips Food. Henrique contou com o apoio de sua tia e agora sócia, Eunice Passos dos Santos para abrirem o negócio juntos, que apostaram no modelo PUB (loja de rua).
Largou emprego fixo para ser empreendedor
O espaço vem tendo uma boa aceitação dos valadarenses e também de clientes da região mineira. Em média 580 pessoas circulam por mês no espaço, que tem entre os pratos mais pedidos na unidade local o London Burguer, um exímio hambúrguer artesanal, além da FiChips Potato (batata recheada aberta).
Henrique também tem apostado no espaço de recreação especialmente para as crianças, com desenhos impressos, giz de cera e TV transmitindo programação infantil. Além de possuir um cardápio específico para os pequenos, também faz com que o cliente permaneça por mais tempo no restaurante, que atualmente é composto entre 25% e 35% por famílias. “Contar com um local com ambiente agradável para família faz com que os clientes indiquem o restaurante aos amigos, trazendo novos consumidores para o estabelecimento. Além do mais, contar com um espaço kids também contribui para o aumento do ticket médio”, avalia Henrique.
Franchising mineiro
Segundo recentes dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à pesquisa do 1º trimestre de 2023, o mercado de franchising mineiro faturou R$ 4,4 bilhões. O estado acolhe 16.619 unidades franqueadas, enquanto no mesmo período do ano passado esse número era de 16.224.
Ainda segundo a pesquisa, os segmentos com maior participação em Minas Gerais estão: Serviços e Outros Negócios com 4.520 unidades, que representa 27,2% de participação por segmento; Saúde, Beleza e Bem-estar com 2.869 operações (17,3%); Alimentação – food service com 2.155 unidades (13%), e Moda com 2.013 unidades, um total de 12,1% de participação.
O franchising no estado é responsável por 140.276 empregos diretos, sendo que o segmento de alimentação-food service empregou 24.792 pessoas em Minas Gerais durante o período analisado pela pesquisa, o que representa 17,7% de participação.