Tornar-se um multifranqueado, empreendedores que possuem de duas ou mais unidades de uma rede de franquia, vem sendo um dos negócios em destaque no mercado do franchising brasileiro, pois tende a multiplicar os ganhos e apresentar menores custos para a empresa. De acordo com a pesquisa mais recente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), sobre o tema, esse perfil de empreendimento vem crescendo, em que a quantidade de franquias com multifranqueados, passou de 74,5% em 2018 para 82% em 2019.
A segurança que um franqueado possui no controle operacional e o conhecimento no mercado pelas experiências da franqueadora, fazem com que o empreendedor amplie sua atuação e abra novas franquias.
Os empresários catarinenses Diego Foppa e Vanessa Zanella são multifranqueados. Escolheram a rede Farma & Farma, que tem mais de 150 farmácias em todo o país, para ter um negócio sólido e eficaz. No Oeste de Santa Catarina, tem seis farmácias: duas em Chapecó, duas em Xaxim, uma em Maravilha e uma em Xanxerê.
Outras redes conhecidas por este modelo são as “gigantes” do setor de franchising no Brasil, como Pizza Hut, Subway e McDonald´s. Outras empresas consolidadas em seus segmentos, como a Barbearia Vip (estética), Fitland (produtos saudáveis), Up Vet (serviços) também registram aumento no número de multifranqueados.
Na forte cidade de Itajaí (SC), onde tem o porto mais forte do estado e ao lado Balneário Camboriú, o médico Samir Abu El Haje e o filho, o administrador Felipe Abu El Haje, abriram a primeira franquia Barbearia Vip na cidade e, dois anos depois, com o sucesso da primeira (até hoje uma das rentáveis da rede de 47 franquias) abriram em Balneário Camboriú.
Nesta mesma região, a rede Fitland aposta nos multifranqueados para expandir. “Franqueados com loja no oeste do estado por exemplo, estão empreendendo no Vale do itajaí”, explica Rafael Fumagali, CEO da empresa.
Se um dono de franquia opta por abrir outra unidade da mesma marca, tende a trazer vários benefícios para ele e para o seu trabalho. Quando o franqueado se torna um multifranqueado, significa que o mesmo obteve aprendizados eficientes e positivos durante a operação na sua primeira franquia, e está disposto a expandir seu modelo de negócio com uma visão mais ampla e sábia.
Os multifranqueados conquistam seu espaço e aproveitam para tornarem o seu negócio mais relevante no mercado, e principalmente no segmento em que atuam, a fim de atingir resultados a própria franquia e também à franqueadora.
Todos os negócios passam por instabilidades e novos desafios, os multifranqueados já conhecem os obstáculos a serem enfrentados, o que torna mais fácil a abertura de uma segunda unidade ou mais unidades.
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a busca pelo termo “Multifranquia” apontou 94% no dia 11 de abril de 2022, de acordo com o Google, o que mostra uma procura maior pelo assunto. Investir em uma franquia que possa oportunizar essa chance de ter mais de uma unidade é sinônimo de sucesso. Na UpVet, do Paraná, existe essa possibilidade do franqueado se tornar um multifranqueado e alcançar novos patamares. Atualmente, investir em rede de franquia de pet é um dos objetivos de novos empreendedores que pretendem, mais do que assumir um cargo, ter uma missão de vida.