O setor de beleza para o público masculino tem crescido aceleradamente nos últimos anos no Brasil. Esse resultado mostra que os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência, e gastando um pouco mais do seu tempo e dinheiro em salões, deixando para traz a história que somente as mulheres se preocupavam com a beleza.
“Eles não só cortam o cabelo, mas como também fazem o pé, depilam o corpo e até tiram a sobrancelha. Assim como nas mulheres, eles procuram levantar a autoestima”, afirma Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV, rede de franquias com foco em serviços de estética express que nasceu em Belo Horizonte (BH) e hoje conta com 11 salões de beleza espalhados por Minas Gerais e PA.
A rede de franquias tinha as mulheres como público-alvo, porém percebeu a mudança desse cenário e a procura de homens por serviços de beleza, o que a fez mudar a forma de oferecer serviços exatamente aos homens.
Segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas), os homens representam 30% da clientela em clínicas de estética. Quando o assunto é melhorar a aparência, esse número sobe para 35% em compras de produtos. A previsão é que em 2019 o Brasil alcance o primeiro lugar como o maior país consumidor de produtos de beleza masculina do mundo movimentando em um período de quatro anos cerca de 6,7 bilhões de dólares.
Para o Sebrae, o público masculino está cada vez mais preocupado com a aparência, como, por exemplo, cuidar da silhueta e interesse em procedimentos para rejuvenescimento e diminuição de marcas de expressão, o que faz com que procure serviços especializados para cuidados com a pele, como limpeza de pele, além de procedimentos a laser, tornando-se uma clientela ainda mais fiel.
Números que crescem
Segundo a Euromonitor Internacional, a indústria de produtos de beleza voltada aos homens cresceu 69,7% no mercado brasileiro nos últimos cinco anos, número que ficou muito acima da média global, de 26%. A expectativa é que esse número dobre nos próximos dois anos.
Hoje o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países em consumo de beleza pelos homens representando 13% das vendas mundiais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos que detêm 18% da participação, enquanto que a Alemanha ocupa a terceira colocação com apenas 6%. A expectativa da empresa de pesquisa é que no próximo ano o Brasil ultrapasse os norte-americanos e domine esse mercado.
Somente na SUAV, os homens representam 10% do público atendido. Esse percentual ainda é pequeno, mas vem crescendo e surpreendendo o próprio diretor da rede. Quando a marca entrou para o mercado de franchising, no ano passado, esse número representava apenas 5% de homens atendidos.
“Infelizmente ainda existe muito tabu em serviços de estética direcionado a homens. Assim como as mulheres economicamente ativas, os homens estão em busca de práticas que não exigem muito tempo, até mesmo pela correria do dia a dia eles preferem chegar ao salão e serem atendidos, sem a necessidade de agendar horário”, frisa Oliveira que afirma atender uma clientela masculina na faixa dos 20 a 50 anos.
A previsão é que em 2022 o Brasil alcance mais de 20% da participação no mercado global, com vendas de 8,1 bilhões de dólares, ou seja, um crescimento anual de 11,2%, enquanto que a previsão para o mercado global é de 4,7% ao ano.
Sem pelos
O empresário conta que a depilação e fotodepilação são os serviços mais procurados pelos homens que frequentam a SUAV. “Há tempos depilação deixou de ser um serviço essencialmente das mulheres. Essa mudança está relacionada à questões de estética, onde cada vez mais os homens estão vaidosos e preocupados com a sua aparência pessoal e também profissional, além ainda de ter uma pele bonita dá maior sensação de limpeza e higiene, já que a depilação deixa a pele lisa e evita pelos encravados”, revela o diretor executivo que acrescenta ainda que as regiões que os homens mais depilam são as costas, o abdômen e as axilas.
Oliveira salienta que: “Hoje os homens estão muito mais preocupados em cuidar da pele, do corpo. E se há esse público temos que se adequar para atender a eles com a mesma excelência e qualidade nos serviços prestados. Acredito que esse nicho irá aumentar muito mais nos próximos anos”, conclui.