Apesar da instabilidade econômica que assola o país, algumas redes de franquias se superaram neste ano e bateram todas as metas com relação à abertura de novas unidades. Inovadoras nos segmentos em que atuam, as marcas tiveram que se reinventar para conseguir tal feito.
A Quinta Valentina, uma microfranquia home based de venda direta com foco em calçados femininos, superou as expectativas de vendas de franquia neste ano chegando a comercialização de mais de 150 contratos em menos de 12 meses. “Estamos muito satisfeitos com o resultado e sabemos que a inovação é algo essencial para qualquer negócio. Por isso, já estamos nos planejamento para trazer coisas diferentes e que ofereçam maior rentabilidade ao franqueado em 2016”, diz Renato Kuyumjian, fundador da marca.
Para o ano que vem, o empresário planeja fechar o ano com 350 unidades distribuídas por todo o Brasil. Atualmente a rede conta com 160 unidades. Segundo o fundador, um dos grandes diferenciais da marca é o canal de venda direta que proporciona ao franqueado custos enxutos neste momento em que a economia passa por um cenário turbulento.
Outra rede de franquia que ganha destaque por conta do seu bom desempenho ao longo do ano é o Mercadão dos Óculos, marca especializada em óculos de sol e grau que em 2014 inaugurou 10 unidades, e em 2015 fechou 52 novos contratos, tendo registrado um crescimento de 520% em número de unidades desde janeiro deste ano, totalizando 62 lojas.
De acordo com o sócio e diretor de expansão da rede, Gustavo Freitas, o cenário se deve a alguns fatores que são peculiares ao segmento, tornando-se atrativo para quem busca um negócio consolidado para investir. “Produzimos mais de 12 linhas de produtos de alta qualidade, com preços competitivos que permitem ao franqueado ter uma lucratividade de até 30% ao mês e um mark up que chega a 300%”, diz. O plano de expansão da rede contempla a abertura de 80 novas unidades em 2016.
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