Redes apostam em treinamento de novos franqueados para auxiliar na transição ao empreendedorismo

Com o desemprego em alta e o número crescente de ex-funcionários que veem no franchising uma forma de sucesso, franquias têm investido na formação empreendedora dos candidatos

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De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada em março pelo IBGE, a taxa média de desocupação em 2020 foi recorde em 20 estados do país, acompanhando a média nacional, que aumentou de 11,9% em 2019 para 13,5% no ano passado, a maior da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012.

Na crise, a vocação empreendedora do brasileiro também se mostra em alta e dados divulgados em fevereiro deste ano pelo Ministério da Economia apontaram que o Brasil ultrapassou os 20 milhões de empresas em atividade, registro impulsionado pelo desempenho na abertura de novos negócios em 2020. As franquias são a porta de entrada para muitos empreendedores e, pensando neste novo público, algumas têm apostado em cursos e conteúdos que ensinam como um ex-funcionário pode se transformar em um empreendedor de sucesso. Conheça redes que têm seguido nessa linha e investido em seus franqueados para ajudar a impulsionar os negócios.

Sofá Novo de Novo – com 10 anos de experiência, a rede de blindagem e higienização de estofados oferece aos franqueados treinamentos que englobam, além da parte técnica do negócio, áreas como: vendas, gatilhos mentais, liderança, checklist, ordem de serviço, marketing, atendimento ao público, entre outros. São mais de 20 módulos e todo o treinamento é online e presencial com certificado. “Entendemos que para qualquer empresa dar certo é necessário que o empreendedor entenda de negócios e não apenas daquilo em que ele atua, por isso, nosso treinamento é focado em criar empresários de sucesso e não apenas técnicos”, explica Eduardo Tafa, CEO da rede.

Home Angels – maior franquia de cuidadores de idosos da América Latina, disponibiliza aos franqueados treinamentos para gerir os assuntos relacionados ao negócio, incluindo alguns específicos da área de recrutamento e seleção, para que possa se especializar, também, na contratação de bons profissionais para trabalhar na unidade.

PremiaPão – a rede especializada em comercialização de publicidade em sacos de pão, sempre contou com uma plataforma de treinamento para inserir os novos franqueados na área dos negócios . “Na PremiaPão University são disponibilizados, 60 dias de aulas online, um período que funciona como uma incubadora em que o empreendedor aprende técnicas que vão desde estratégias de vendas à gestão das finanças o que ajuda a operar o negócio”, explica Raphael Matos, CEO da marca.

Suporte Smart – com treinamento 100% online e certificado, a maior rede de franquias da América Latina em assistência técnica para celulares e venda de acessórios, disponibiliza mais de 20 módulos em que o novo franqueado tem acesso a técnicas de vendas, liderança, organização e marketing. “A nossa missão é formar empresários, algumas pessoas chegam sem nenhum conhecimento de como funcionam uma empresa. Nosso grande desafio hoje não é ensinar a parte técnica do negócio ou aonde compra peça, é transformar a mentalidade da pessoa para entender que a parte técnica é apenas um pilar, pois é necessário aprender sobre gestão, vendas, marketing, a fazer parcerias e ter motivação”, diz o sócio-diretor, Vinicius Rochesk.

Os indicadores da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2019, realizada em 55 países -e que no Brasil tem o apoio do Sebrae-, revelou que a taxa de empreendedorismo potencial em 2019 foi de 30,2%. Isso significa que, de cada 10 brasileiros adultos que não são considerados empreendedores, três deles gostariam de abrir um negócio próprio nos próximos três anos.