O mercado de costura e customização de roupas no Brasil segue em alta, impulsionado por uma mudança no comportamento dos consumidores que buscam alternativas sustentáveis e econômicas para suas peças. De acordo com uma pesquisa do Business Research Insights, o mercado global de serviços de customização de roupas tem previsão de crescimento de 131,6 bilhões de dolares até 2032, refletindo uma mudança na percepção do consumidor sobre as tendências da moda.
A Tem Jeito, rede especializada em costura e customização, e que opera no Nordeste, comemorou um 2024 de resultados expressivos, superando suas metas de expansão e faturamento. O número de lojas quase dobrou, passando de 9 para 17 unidades, com a chegada de quatro novos franqueados. O faturamento acompanhou esse crescimento, saltando de R$ 3 milhões em 2023 para R$ 5 milhões, um aumento de 70%.
Entre os principais avanços, a marca se consolidou em capitais como Recife e João Pessoa, onde o número de unidades dobrou. Além disso, reforçou sua presença em cidades menores, como Juazeiro do Norte, e anunciou a entrada em Araripina, no interior do Pernambuco. Essa nova unidade seguirá um modelo “Smart”, com lojas menores e adaptadas para a realidade de municípios com menos de 100 mil habitantes.
A projeção para 2025 é otimista: a rede pretende alcançar um faturamento superior a R$ 8 milhões, apoiada por novas aberturas de unidades e o fortalecimento de sua presença no interior. Outro marco será a implementação da Tem Jeito Academy, uma universidade corporativa para treinamento interno de franqueados e funcionários, visando padronizar a qualidade do atendimento e a eficiência operacional.
“O segredo do sucesso no franchising e no empreendedorismo em geral é equilibrar três pilares: aumentar a receita, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente. Esse modelo de gestão é apontado como fundamental para que cada unidade da rede alcance sua máxima eficiência e sustentabilidade”, explica Evandro Macedo, CEO da rede.
Em um cenário onde a valorização de práticas sustentáveis e personalizadas está em ascensão, a Tem Jeito se consolida como uma força no setor de serviços, refletindo as transformações do mercado de consumo no Brasil.