Em um ano em que as redes de franquias frearam o processo de expansão e muitas fecharam várias unidades que não conseguiram sustentar os negócios, a Microcamp comemora a inauguração de uma nova franquia, a terceira a entrar em atividade neste ano atípico de pandemia e consequente crise econômica, fora outras duas já negociadas e em fase de instalação.
A nova franquia segue o modelo Academy, um formato arrojado com quatro laboratórios e capacidade para atender até 1200 alunos. A cidade escolhida para sediar a nova franquia foi Araraquara, cidade com cerca de 239 mil habitantes, localizada a 277 km da capital paulista.
A rede chega com a proposta de oferecer aos moradores da cidade, principalmente os mais jovens, a oportunidade de aprender as profissões mais requisitadas do mercado hoje em dia. Desde montagem e manutenção de computadores, tablets, celulares; criação de redes, desenvolvimento de aplicativos e de projetos de inteligência artificial, criação de robôs e de games, que é um mercado lucrativo e em ascensão. E ainda, aprender a dominar o inglês, idioma necessário em qualquer profissão.
Tudo isso está reunido nos quatro cursos que a Microcamp vai disponibilizar em sua nova unidade: Informática com Desenvolvimento de Aplicativos, Hardware e Robótica, Desenvolvimento de Games e Inglês.
Para quem deseja conhecer um pouco do conteúdo que é oferecido pela Microcamp, a empresa está disponibilizando, gratuitamente, seis opções de cursos online, todos com certificação: Digital Influencer, Criação de Jogos Digitais, Introdução à Modelagem 3 D, Excel Essencial e Antivírus – como se proteger na Internet. Para se inscrever é só acessar a plataforma EAD da empresa.
Sonho realizado
A nova franquia é um investimento de Alessandra Mattos, funcionária da Microcamp por muito anos, onde começou como operadora de telemarketing, foi supervisora de vendas e dirigiu várias escolas, que agora vê realizado seu sonho de se tornar empreendedora. Além de conhecer muito bem a empresa e seus produtos, o que pesou na decisão de Alessandra de investir numa franquia da marca mesmo em época de pandemia, foram estudos que mostram que a procura por cursos de informática continua alta, desde o básico que ensina o Pacote Office, até os mais avançados, voltados às novas tendências em tecnologia, principalmente neste momento de isolamento social em que as empresas tiveram que optar pelo trabalho home office. Além disso, muita gente perdeu emprego e teve que se reinventar com sérvios e negócios próprios que exigem o mínimo de conhecimento de tecnologia.
“As novas tecnologias foram responsáveis pelo surgimento de pelo menos 30 novas profissões nas mais diferentes áreas de atuação nos últimos tempos. Além disso, o setor de Tecnologia é um dos campos de atuação mais amplos do mercado. Há oportunidades de trabalho em todos os setores da economia, tanto no setor público quanto no privado, incluindo indústria, comércio, hospitais, entretenimento, transporte e empresas de telecomunicação, entre outros“, pondera Alessandra.
De acordo com o CEO da Microcamp, Davi Tuffi, embora o crescimento da rede não seja o planejado para 2020 – que era de 20 novas unidades -, só o fato da marca não ter fechado nenhum escola e ainda conseguir negociar cinco novas franquias este ano, é uma vitória.