A rede de franquias de comida havaiana Mana Poke quer fortalecer sua presença no estado de Tocantins. O mercado de franquias na região Norte, que inclui Tocantins, tem apresentado alto potencial nos últimos anos e cresceu 11,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com 2024, demonstrando que há boas oportunidades para o franchising na região.
Uma das redes de comida havaiana que mais crescem no país, a Mana Poke inaugurou recentemente uma unidade em Belém (PA) e já planeja novas lojas também em Palmas, cidade que desponta como novo polo de consumo de alimentação saudável.
Atualmente, a rede Mana Poke está presente com mais de 70 unidades em 13 estados e no Distrito Federal. Fundada em 2018 pelos amigos e sócios Filipe Moreno, Guilherme Kuyumjian e Gustavo Pavan, a Mana Poke passou a integrar o Grupo Boali, maior grupo de alimentação saudável do hemisfério sul, e está dando início a um novo ciclo de expansão. A meta é alcançar 110 unidades no Brasil até o final de 2026 e dar os primeiros passos rumo à internacionalização, com foco nos Estados Unidos e na Europa.
“Nosso objetivo é expandir a presença da marca em Palmas, atraindo investidores que compartilhem do nosso propósito e da valorização da alimentação saudável, um segmento em plena ascensão no Brasil. O poke havaiano, nosso carro-chefe, segue como um dos pratos preferidos dos brasileiros pela praticidade, sabor e saudabilidade. Enxergamos nesse movimento uma excelente oportunidade para quem deseja investir em um modelo de negócio consolidado e em um mercado de franquias que continua aquecido, especialmente no Tocantins”, afirma Filipe Moreno, CEO da Mana Poke.
De acordo com o Barômetro da Ticket, pesquisa anual da marca Edenred, o consumo de refeições saudáveis cresce de forma consistente: 89% dos restaurantes brasileiros afirmam já oferecer opções mais equilibradas no cardápio — 18 pontos percentuais acima da média global (71%).
Como se tornar um franqueado Mana Poke
O modelo de negócio da Mana Poke segue o conceito fast casual, que combina alimentação saudável feita com ingredientes frescos e naturais à praticidade operacional. As lojas têm decoração descontraída inspirada no Havaí, com pranchas de surf, trilha sonora tropical, ambiente instagramável e serviço de delivery via iFood.
O destaque do cardápio é o “Monte seu Poke”, que permite ao cliente personalizar o prato escolhendo entre 59 ingredientes em três tamanhos: Marola (80g de proteína), Viagem (100g) e Tsunami (120g). Para quem prefere combinações prontas, há ainda sete opções exclusivas, com destaque para o Poke Perfeito, campeão de pedidos da rede.
O investimento inicial para abrir uma franquia Mana Poke parte de R$ 350 mil, com faturamento médio mensal entre R$ 120 mil e R$ 400 mil e prazo de retorno estimado entre 18 e 24 meses.






