Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem se adaptado ao novo normal, ou seja, se digitalizando e transformando o seu jeito de vender. Essa adequação foi ocasionada por conta da pandemia, fazendo com que muitas imobiliárias trabalhassem home office, sem ter a opção de fazer o atendimento presencialmente. Com isso, as vendas ficaram focadas no online, mudando totalmente a forma de prospecção de clientes.
Atualmente, é muito rápido, fácil e simplificado encontrar um imóvel para comprar ou alugar, com apenas um clique é possível que o consumidor adquira o seu tão sonhado imóvel. Mas para chegar nesse nível, foi necessário muito treinamento, mudanças de sistema e convencimento de que agora o mundo é digital e que serviços como esse, que antes eram realizados cara a cara, se transformaram em virtuais.
Os corretores também tiveram que se adaptar, porém em um curto intervalo de tempo, sendo necessário um apoio para que conseguissem vender nessa nova era. O diretor executivo da Bikasa Negócios Imobiliários, Felipe Wichmann, afirma que a rede entrega as ferramentas mais atuais e inovadoras do mercado para o seu corretor, para que ele tenha mais facilidade e excelência no seu trabalho.
“Todas essas tecnologias, que estão cada vez mais inovando o mercado, são capazes de nos trazer mais informações e possibilidades. A busca se faz de qualquer lugar na internet, o comprador consegue buscar o que realmente procura e na região que ele quer, sendo para investimento ou imóvel próprio. Atualmente algumas vendas estão sendo feitas sem ao menos o comprador visitar o local, somente na confiança em que o corretor passa ao comprador” explica Wichmann.
Estratégias para atrair clientes
Apesar de muitas pessoas optarem pelo meio digital para adquirir ou alugar um imóvel, muitos consumidores possuem algum tipo de resistência com essa alternativa, fazendo com que eles procurem outro método de compra. Por isso, é essencial que o mercado imobiliário conte com estratégias que ajudem os corretores a prospectarem mais clientes e não fiquem dependendo apenas daqueles que já fazem compras pela internet.
O diretor executivo da Bikasa afirma que a rede oferece estratégias e que utiliza diversas ferramentas para dar esse suporte ao seu franqueado. “Temos ferramentas de análise do perfil consumidor ou do nosso potencial cliente, assim desenvolvemos juntamente com nossa agência de marketing materiais para serem publicados em redes sociais. Quando o cliente se identifica com o anúncio, deixará seus dados, assim o corretor recebe e faz na hora o atendimento e as demandas desse lead que foi gerado.”
Felipe ainda conta que essas estratégias de vendas, atendimento e abordagem, são essenciais para que o franqueado possa se ambientar com esse novo formato de atendimento. Além disso, o franqueado contará com um sistema CRM (aplicativos de informação desenvolvidos com o objetivo de auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente) com funil de vendas, para que o corretor possa administrar as etapas e o andamento do seu atendimento. “Nele poderá ser agendado visitas, marcar avisos de tarefas, descrever a situação do atendimento, monitorar empreendimento que foi ofertado e ajustar conforme a necessidade do cliente”, detalha Felipe.
Suporte é essencial para vender mais
Além de contar com estratégias para atrair mais clientes, a franqueadora também deve disponibilizar um bom suporte ao franqueado, para que dessa maneira ele consiga entender melhor sobre esse método de vendas totalmente online e ter um aprendizado constante sobre o setor.
Uma das formas de auxiliar o franqueado é através do site personalizado que a rede oferece, garante Wichmann. “Essa ferramenta ajuda o corretor como se fosse uma vitrine onde são expostos todos os seus imóveis e outros que estejam disponíveis no sistema, com contatos podendo ser recebidos através dele como WhatsApp, telefone ou e-mail.”
Outro suporte digital que auxilia nas vendas dos franqueados da Bikasa é o sistema de assinatura digital que fica à disposição do corretor. “Ao fazer o contrato de compra/venda, não é obrigado ir pessoalmente ao cartório para fazer a assinatura de contrato do corretor e do comprador, pois basta enviar o contrato por e-mail ou WhatsApp ao cliente que será possível assinar digitalmente o arquivo. Ambos ganham tempo e agilidade evitando gastos desnecessários com transporte e custos de cartório”, contou Felipe Wichmann.
O diretor executivo da rede ainda explica que quando houver dúvidas e o franqueado precisar de ajuda, a rede irá fornecer uma equipe de suporte para auxiliar e esclarecer qualquer dificuldade do corretor. “O contato será feito por telefone, WhatsApp ou e-mail. Ao receber a demanda, a equipe irá retornar esclarecendo as situações surgidas do franqueado. Também pode ser feito através de chamadas de vídeo, para solucionar mais claramente a solução das dificuldades.”
Parcerias que ajudam a impulsionar as vendas
Ter parceiros no mercado imobiliário também é uma ótima estratégia para conseguir impulsionar as vendas. Pensando nisso, a Bikasa começou a trabalhar com diversos portais, sejam eles gratuitos ou pagos, de divulgações de imóveis com a intenção de atingir uma parcela grande de possíveis clientes.
Wichmann detalha que nos portais a divulgação dos imóveis é feita automaticamente. Os portais de divulgação de imóveis gratuitos que a Bikasa trabalha atualmente são: Imocasa, Chave Fácil, Mitula, Doomos, Imóvel Guide, Rote Mix e Olho Mágico.
“Ainda temos a possibilidade de divulgar nos portais pagos como: Viva Real, Zap, Olx, Chaves na mão, Imóvel Web, Dream Casa e Casa Mineira. Com alguns cliques o franqueado terá essa divulgação automática dos imóveis do nosso sistema nesses portais pagos, conforme a forma de contratação que ele escolher”, completou Felipe.
O diretor executivo ainda ressalta que o banco de dados de imóveis da Bikasa está conectado a várias bases dos portais. Isso faz com que a divulgação seja mais fácil e gere uma maior visibilidade na internet para quem busca imóvel nesses canais.
Metodologia própria
Além de toda estratégia, suporte e parceiros que ajudam na prospecção de novos clientes, a Bikasa conta com uma metodologia própria e especializada em vendas no digital, agregando mais uma funcionalidade para ajudar os franqueados na hora de atrair mais clientes.
Wichmann explica que o sistema funciona através da agência de marketing da Bikasa, pois já possuem toda a expertise em anúncios direcionados ao público que está à procura de imóveis. “O grande diferencial é trazer para esse público a figura do corretor, ou seja, o franqueado faz os vídeos divulgando os imóveis que está vendendo e é direcionado o contato do lead para o atendimento do mesmo.”
Além disso, através dessa metodologia própria é possível oferecer outras opções de serviços para que o franqueado possa prospectar mais clientes. “Como a Bikasa dispõe do marketing interno, podemos desenvolver páginas de captura, chamada de landing page, personalizadas para determinado empreendimento. Outra alternativa é o disparo de e-mail marketing que pode ser feito sob demanda”, concluiu Felipe Wichmann.