A crise trazida pelo coronavírus atingiu diversos setores da economia, principalmente, aqueles que dependiam de atividades presenciais. O setor de limpeza comercial foi um deles. Para superar o momento e sustentar os contratos das mais de quatro mil empresas atendidas em 13 países, a Limpidus, rede de franquia de limpeza comercial, precisou mudar seu protocolo de serviços. Para isso, foi preciso agregar novas tecnologias desenvolvidas na Ásia e utilizadas nos maiores aeroportos do país, como a pulverização eletrostática, para atender às necessidades específicas de seus clientes. Além da adoção e utilização de softwares, como emissão de relatórios de desinfecção constantes, e o reforço da limpeza em superfícies de maior contato.
Com escritórios, shopping centers e diversos setores das indústrias fechados, a empresa viu sua área de atuação esvaziada e precisou se reinventar para manter suas unidades abertas e em funcionamento. “Nosso espaço de atuação foi muito atingido, mas, apesar disso, conseguimos nos reinventar e agregar outros serviços em nosso escopo, voltados à necessidade criada pelo coronavírus”, revela Fernando Sodré, CEO da Limpidus.
Uma das principais mudanças foi a utilização de novas formas de limpeza, com produtos e técnicas desenvolvidas, exatamente, para a eliminação de vírus e bactérias do ambiente e superfícies, bem como da manutenção dos procedimentos já adotados pela empresa anteriormente. Outro diferencial foi a garantia, por meio de relatórios constantes, da desinfecção dos ambientes, que ofereciam ainda mais segurança para os contratantes. “Até então, este protocolo não era um serviço utilizado pelos clientes da Limpidus. Através desses aplicativos, utilizados pelos nossos colaboradores, e de produtos aprovados pelos órgãos sanitários, esse serviço pode ser agregado ao portfólio da empresa”, explica o CEO.
Além disso, com o boom do home office, a Limpidus passou a flexibilizar os seus contratos, permitindo que empresas contratem o serviço com menor frequência, semanal e nos horários mais adequados para cada cliente. Assim, com o uso parcial do escritório e a demanda menor, a rede conseguiu adequar o plano à nova realidade do mercado.
Inovação e tecnologia já eram destaques da marca. Muito antes da pandemia, a rede já utilizava os aplicativos LimpCalc, que calcula e organiza todas as atividades, tarefas e procedimentos necessários, CleanCheck, software de gestão dos serviços de limpeza em tempo real, e CleanSpec, software utilizado para inspeção de qualidade dos serviços, que seguem procedimentos de limpeza criados especialmente pela empresa, permitindo que o planejamento e gestão dos serviços sejam feitos de forma rápida e prática, entregando maior qualidade e economia para os contratantes.
“Estamos em constante aperfeiçoamento, sempre na vanguarda das novas tecnologias e acompanhando o movimento do mercado. Com certeza, nossa empresa está mais que preparada para atender qualquer demanda, entregando qualidade, eficiência e modernidade em todos os processos”, finaliza Sodré.