O mercado de beleza vive em constante crescimento e mudança. A cada dia surgem novos profissionais e novas empresas em busca de conquistar espaço e mostrar seus diferenciais, por isso é necessário inovar, não somente em serviços, mas também no atendimento para se sobressair entre os concorrentes. Afinal, a primeira impressão sempre é a que fica.
Em um mundo onde as mulheres buscam sempre por algo a mais e estão cada vez mais exigentes, ter um plano de gestão e atendimento diferenciado é essencial para que a marca seja sempre lembrada pela cliente. Por isso, as franquias continuam sendo uma ótima aliada para quem busca ter um negócio próprio no segmento de beleza.
“A maioria dos nossos franqueados nunca tiveram experiência com esse mercado, porém, um dos diferenciais da franquia é exatamente transmitir know-how para que o empreendedor consiga operar, dando toda consultoria e suporte para padronização desses profissionais, e com isso, garantir, mesmo que ele não seja da área a mesma qualidade”, enfatiza Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV (rede com foco em serviços de estética express).
Avanço do mercado
O mercado de beleza tem se revelado cada vez mais como um negócio promissor para quem busca investir em algo. No Brasil existem 10 vezes mais salões de beleza do que padarias, ou seja, 500 habitantes para cada salão formalizado no país. O país ainda é o terceiro maior mercado de beleza do mundo, com 700 mil salões formalizados.
As franquias de beleza estão entre os segmentos que mais cresceram nos últimos anos. Entre 2015 e 2017, o faturamento cresceu 35,3%, sendo que somente no último ano a receita obtida com o atendimento de clientes saltou 12,1%, somando um total de R$30 bilhões, enquanto que em 2016 foram faturados R$26,7 bilhões neste segmento, segundo dados apontados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
“Trata-se de produtos consumidos não só pelas mulheres, bem como por homens também, que estão cada vez mais preocupados com a aparência. Além de ser um setor que cresce independente da situação financeira do país”, ressalta Oliveira. Na SUAV as mulheres continuam sendo o público-alvo, porém a rede já enxerga o quão importante tem sido investir nos homens, já que a cada semana cresce o número de atendimentos direcionados exatamente a esse perfil.
Franquias x Salões populares
O diretor executivo reforça que há uma grande diferença entre as franquias de beleza e os salões populares e profissionais que atuam informalmente nesse setor. “A franquia possibilita que as funcionárias atuem de forma padronizada e especializada, por isso, frequentemente elas passam por capacitação na rede como treinamento de reciclagem e padronização, além de cursos para aprimoramento de técnicas”, frisa Oliveira.
Na SUAV, por exemplo, nos primeiros três meses de atuação já são possíveis alcançar uma média de mil atendimentos ao mês, e em um ano, esse número poderá subir para 1.500 atendimentos.
“Esse é um dos grandes diferenciais da SUAV, o atendimento express e o número de funcionários, que poderá ser entre 3 a 10 pessoas, conforme o modelo de negócio. Enquanto que nos salões populares esse número é muito menor, principalmente pelo fato da rotatividade ser muito grande nas redes de franquias”, diz.
Modelo de negócio
A SUAV conta com cinco modelos de negócios com estrutura para pequenos e grandes espaços. O diferencial proposto pela franquia é que o cliente não precisa agendar horário para o atendimento, além de poder contar com os serviços mais procurados em estética em um único lugar: depilação, design de sobrancelha, esmalteria e fotodepilação. Ideal para as mulheres modernas que devido à correria do dia a dia não conseguem agendar horário em salões, mas que não dispensam os cuidados de beleza.
Com 15 unidades em operação, a SUAV oferece investimento a partir de R$69.900, além de ser uma rede com gestão simples e alta lucratividade, ideal para quem busca empreender em um segmento em alta.