A Ótris Soluções Financeiras, rede especializada na recuperação de crédito de Pequenas e Médias Empresas (PME’s), está doando 10 unidades do seu modelo Home Based para pessoas com deficiência. A ação faz parte de uma campanha de inclusão social para combater o desemprego e incentivar o empreendedorismo nessa parcela da população. De acordo com o Relação Anual de Informações Sociais (RAIS-2018), no Brasil, apenas 1% dos empregos formais, registrados com carteira assinada, são ocupados por pessoas com algum tipo de deficiência. Com um excedente de trabalhadores e poucas oportunidades direcionadas para o público, muitos acabam desempregados.
“O foco da campanha é ajudar essas pessoas que estão desempregadas a terem uma renda própria. A crise vai prejudicar a todos, mas, antes da pandemia, os deficientes já eram prejudicados com a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Mais do que um emprego, queremos dar uma oportunidade de que pessoas com deficiência tenha seu próprio negócio. Devido a isso estamos doando dez unidades das nossas franquias Home Based para pessoas com deficiência motora”, explica Caio Katayama, educador financeiro e fundador da Ótris Soluções Financeiras.
Na prática, o franqueado Home Based da Ótris Soluções Financeiras deve ligar para os inadimplentes e realizar a negociação e recuperação de crédito. A lista de endividados é direcionada pela franqueadora por meio de seu aplicativo, o Ótris APP. As unidades da campanha são direcionadas a toda pessoa com deficiência, exceto pessoas com deficiência visuais, auditivas ou de fala.
Segundo o relatório do RAIS-2018, a escolaridade é um dos fatores determinantes na contratação de pessoas com deficiência, sendo que quase 70% foram feitas com pessoas que tinham o ensino médio completo.
“Para se tornar um franqueado da Ótris não é necessário formação. É necessário espírito empreendedor, e força de vontade. Os treinamentos são dados pela franqueadora e há acompanhamento e respaldo da rede para os franqueados”, completa Caio.
Durante os próximos meses, será possível se informar com a franqueadora sobre como solicitar a doação da taxa de franquia e se o interessado possui o perfil para empreender no ramo das negociações. A campanha é direcionada a pessoas com deficiência motora.