O início da pandemia foi um momento difícil para a maior parte das empresas do Brasil, e com a Bubble Mix Tea, não foi diferente. A rede de franquias, que é pioneira no preparo da bebida taiwanesa Bubble Tea aqui no Brasil, se viu em uma situação complicada, pois a maior parte das suas unidades estavam em Shoppings e Galerias, que foram fechadas durante o período de quarentena. Com a visão de gestão de negócios apurada, os três fundadores da marca tiveram que agir rápido e tomaram uma série de providencias para garantir a manutenção da rede e seguir em expansão; no final de 2020 eram 28 unidades e atualmente este número é de 51 franquias.
Com o avanço da vacinação e a retomada das atividades, o mercado alimentício voltou a crescer, trazendo perspectivas positivas para o futuro próximo. “Inicialmente a nossa meta era fechar 2021 com 80 franquias comercializadas, mas acreditamos que vamos ultrapassar esse número”, conta Rogério Arcanjo, um dos sócios da Bubble Mix Tea, ressaltando que a marca já está 51 unidades em funcionamento e com 19 lojas para inaugurar.
Esse cenário positivo se justifica, dentre outros fatores, pelos dados divulgados recentemente pela ABF, que demostra que no 2º trimestre de 2021 o faturamento do setor de “Food Service” teve um crescimento de 47,8%, se comparado com o ano passado. Outro dado que reforça a tendência de crescimento é que a rede já cresceu 142%, desde dezembro do ano passado.
Os sócios da marca acreditam que haverá uma melhora ainda mais significativa com a retomada e o avanço da vacinação, principalmente nos últimos dois meses desse ano. “Sabemos que ainda existem muitas pessoas com receio de circular normalmente, por causa da COVID-19, mas, conforme esse medo for passando, o movimento vai voltar a crescer. Principalmente levado pela vontade das pessoas de sair após tanto tempo em casa”, comenta Rogério Arcanjo.
Outro ponto interessante dessa expansão é que a rede está conquistando diversas novas praças. Ao todo foram 16 inaugurações em regiões onde a rede ainda não possuía presença, como Porto Alegre (RS), Assis (SP), Colatina (ES), Parauapebas (PA), Guarapuava (PR), Itajaí (SC) e Goiânia (GO).
Como a empresa conseguiu se recuperar e voltar a crescer mesmo durante a pandemia?
Uma das principais ações desenvolvidas pela rede foi a criação de novos modelos de negócio, como a nanofranquia, que foi idealizada para ser uma operação reduzida da Bubble Mix Tea dentro de um estabelecimento já existente. “É uma excelente alternativa para agregar valor a um negócio já em operação, trazendo novas opções ao consumidor com bebidas diferentes, atrativas e que instigam as pessoas a experimentarem. Este modelo nos trouxe a oportunidade de ganhar escala dentro de um formato de negócio possível, com investimentos mais baixos para um outro perfil de franqueado”, pontua Rodrigo Balotin, sócio da empresa.
Outro fator que contribuiu para a expansão da rede Bubble Mix Tea foi o lançamento do e-commerce, que apresentou grande expressividade já nos primeiros meses de funcionamento.
Em termos de gestão das operações, a Bubble Mix investe e acredita em tecnologia de ponta como é o caso do software “Mercos” que foi implementado para conferir mais controles ao fluxo das operações, em especial para gerenciar o estoque. “Funciona como um e-commerce aos franqueados que, por meio da plataforma, podem fazer pedidos a qualquer momento com acesso a imagens, preços e outras informações”, conta Balotin.
Além disso, a rede está constantemente desenvolvendo novos produtos não só para o consumo nas unidades, mas também para o cliente levar para a casa comprando nas lojas ou no e-commerce, como os achocolatados em pó, que estão disponíveis em três sabores diferentes (Taro, Matchá e Tonka) em latinhas de 200g, e os chás em sachê, que são vendidos em caixas (com 10 sachês cada) e em dois sabores: Mate Citrus e Frutas Vermelhas.