Com uma população mais consciente, o mercado de roupas usadas têm crescido constantemente. Os brechós de roupas e itens infantis se multiplicaram pelos últimos anos, sejam em lojas ou online através de e-commerces, Instagram ou Whatapp.
Um dos fatores que colaboram é fato de que bebês e crianças crescem muito rápidos e costumam perder suas roupas a cada seis meses. A possibilidade de economizar e o desejo de consumir de forma consciente têm alimentado esse mercado.
Como o caso da Arena Baby, fundada pelos irmãos Giovanna Domiciano e Flávio Thenorio. Criada em 2015, em uma sala de apenas 30 metros quadrados em Santo Andre, em 2016, focando na expansão a rede ingressou no franchising e hoje conta com mais de 15 lojas no país.
Por mês, cada unidade da rede fatura em média R$ 40 mil com a venda de peças de roupas, acessórios e brinquedos. Além disso, a marca utiliza tags recicláveis para identificar itens como novos, nunca usados e quase novos. Hoje, cerca de 85% do acervo da rede é formado por peças semi-novas e 15% são novas de fábrica e a maioria dos itens vendidos são de 40 a 70% mais baratas que as lojas convencionais.
“Nos preocupamos muito com a preservação do meio ambiente, em diversos detalhes. Evitamos sacolas plásticas, utilizamos tags recicláveis, além claro que ao reutilizar as peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também estará ajudando uma outra família que comprará itens de qualidade com valor bem abaixo do mercado”, explica Flávio Thenorio.
Em geral, brechós não trabalham com altas margens de lucro, por isso uma das estratégias da Arena Baby é estimular os clientes para que eles troquem as peças por mais créditos na loja. “Durante a semana, nós recebemos cerca de 200 peças por dia, já aos sábados e feriados o número pode dobrar”, afirma Flávio.
Segundo a Pesquisa Trimestral da Associação Brasileira do Franchising, o setor de moda contou com um crescimento de 6,1% no terceiro trimestre de 2019, se comparado ao mesmo período de 2018, chegando a um faturamento de 6,104 milhões de reais, um aumento de 8,6% em relação ao ano passado. Hoje, a Arena conta com 15 franquias e um faturamento de R$ 6,6 milhões anual. A expectativa é que em cinco anos a rede já possua 147 lojas espalhadas pelo país.