Rede de franquia aposta em customer success para crescimento de seus franqueados

"O franqueado é um dos principais pilares para o sucesso da rede", afirma Cássia Ban, CEO da SuperGeeks

Sala de aula SuperGeeks Divulgação

Na contramão de diversos setores econômicos, o mercado de franquias continua mostrando crescendo ao longo dos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes mantiveram seus planos de expansão e um crescimento de 8,8% em faturamento no 1.º trimestre de 2022, com uma receita de R$ 43,380 bilhões.

Entretanto, apenas através de iniciativas concretas e apoio da franqueadora, o franqueado pode desenvolver competências características de grandes líderes e ter uma rede de êxito. Durante o período de pandemia, por exemplo, mas não somente nele, o trabalho colaborativo foi bastante importante para manter o negócio lucrativo.

Um exemplo de franqueadora de sucesso é a rede SuperGeeks, da Cássia Ban, CEO da marca, que afirma que o franqueado é um dos principais pilares para o sucesso da rede. “Ele é quem se comunica diretamente com o cliente e representa a marca. Dessa forma, é importante que conheça os procedimentos e possa manter uma conversa constante com a franqueadora”.

Cássia ressalva que, desde o momento em que o franqueado é inserido na rede, ele tem acesso a uma base de dados com procedimentos, orientações e ferramentas que podem auxiliá-lo no dia a dia, até que faça o treinamento de gestão. “Há uma troca de informações muito importante, permitindo com que ele se sinta parte da família SuperGeeks e também acolhido, afinal, ele também tem muito a agregar no negócio”.

Além disso, semanalmente eles desenvolvem um encontro virtual com a rede franqueada, com temas diversos e relevantes para a atuação da unidade. “Quando necessário, também é possível agendar treinamentos específicos individuais. Para nós, quanto mais treinada a pessoa está, mais fácil será lidar com as demandas do dia a dia, bem como para enfrentar situações desafiadoras”.

A rede também trabalha com o método de “concentração de boas práticas”, que segundo a CEO da SuperGeeks, “foi um método sugerido por um dos franqueados. Buscamos uma política de cooperação entre as unidades. Isso cria uma força na rede e troca de informações relevantes. Muitas vezes, algo simples demonstrado em um treinamento pode causar grandes impactos, como a mudança de um atendimento ou a forma de enviar um e-mail”, explica.

O último estudo da ABF mostrou também que houve um avanço das operações no formato de franquias Home Based. Enquanto em 2020, as franquias Home Based representavam 7,1% do total das unidades das redes pesquisadas, no ano seguinte eram 10,3% e em 2022 subiram para 14,8%.

Em 2021, o Desenvolvedor de Software, Marcus Vinicius, de São José – Santa Catarina, também decidiu virar um franqueado da SuperGeeks, entretanto, na modalidade Home Based. “Com a SuperGeeks o processo sempre foi muito claro a respeito das diversas dúvidas do modelo de negócio que surgiram durante as conversas. Os diferencias da SuperGeeks são os conteúdos e a metodologia, que torna temas bastantes complexos de nível superior, fáceis de assimilar por crianças e adolescentes”, enfatiza.

Cases assim, só vem provar que, quanto melhor o produto e/ou serviço que uma empresa oferece, maiores são as chances de lucrar com ele. E no mercado de franquias, o cliente pode virar um grande parceiro de negócios.