Diante das novas medidas anunciadas para barrar a propagação da COVID-19 que vedam o atendimento presencial de restaurantes e impedem até mesmo que o cliente retire alimentos no local, grandes redes do segmento de alimentação buscam alternativas para minimizar os efeitos das restrições junto a seus franqueados. Dentre as estratégias adotadas pelas marcas está o fortalecimento de parcerias com players digitais. Esse é o caso da Calzoon Sucos e Calzones, rede de fast food que comercializa mais de 15 opções da massa italiana recheada, que fechou um contrato de exclusividade o iFood. A medida é mais do que necessária, afinal o último trimestre de 2020 registrou impacto negativo de 3,9% no número de franquias abertas no setor. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), foram criadas 10,8 mil novas unidades, ante 12,2 mil no mesmo período de 2019.
A ação visa garantir benefícios para os franqueados e, assim, favorecer o funcionamento das lojas e o atendimento de clientes durante o período crucial de lockdown que alguns estados brasileiros estão enfrentando.
“Essa parceria posiciona as unidades da marca em espaço de destaque na vitrine do aplicativo, uma vantagem aos franqueados em relação aos concorrentes que utilizam o iFood sem qualquer vínculo contratual”, explica o CEO e Gestor da Calzoon, Bruno Jerke. Os franqueados também contam com taxas menores e ferramentas de relatórios de vendas, planejamento e gestão de ações e promoções.