Rede de beleza investe em programas de treinamentos para reter talentos na empresa

Rede de beleza investe em programas de treinamentos para reter talentos na empresa

O grande desafio das redes de franquias, além de aumentar a produtividade nas unidades é ver os funcionários comprometidos com o negócio, pois para conquistar empenho é necessário treinar, repassar valores e os padrões de trabalho que acabam consumindo boa parte do tempo.

Dados apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que 12,7 milhões de brasileiros continuam desempregados. E com tantas pessoas fora do mercado de trabalho o jeito encontrado pelas franqueadoras tem sido investir nos seus próprios funcionários, afinal uma pessoa empregada tem altas chances de crescer dentro da empresa.

A SUAV – rede especializada em cuidados femininos – busca sempre que possível estar capacitando suas colaboradoras, já que se trata de um segmento que está sempre se reinventando no mercado. “É sempre importante estar alinhado as novidades do mercado e sempre repassamos novas técnicas, para isso, incluímos nos treinamentos das funcionárias que já atuam na franquia, bem como as novas contratações”, conta o diretor executivo da rede, Diogo Cordeiro de Oliveira.

O empresário ressalta que por se tratar de técnica exclusiva da SUAV, as depiladoras e designer de sobrancelhas passam por treinamento inicial na própria matriz, em Belo Horizonte (MG), e conforme a necessidade também é oferecido treinamento de reciclagem e padronização, de acordo com os pontos de melhoria que é necessário aprimorar com a profissional. “Estamos concluindo também a Academia Digital da SUAV onde disponibilizaremos, em vídeos, todas as dicas em relação a parte técnica, atendimento e comportamento que serão usados não só pelas unidades próprias, mas também para os franqueados”, conta Diogo sobre a novidade.

Em relação as manicures, o primeiro treinamento ocorre na unidade franqueada que poderá utilizar a ferramenta dos vídeos para trabalhar a padronização de forma recorrente.

Gerando lucro para a empresa

Investindo na mão de obra qualificada, Diogo pontua que é possível sim ter maior produção e lucratividade para a empresa. Ele cita como exemplos as novas técnicas de depilação que foram implantadas gerando maior economia da matéria-prima, cera esta que é produzida com exclusividade para a rede, e que consequentemente resulta em maior rentabilidade para o negócio. “O tempo é outro fator importante, tendo em vista que trabalhamos sem hora marcada e a agilidade é imprescindível para otimização do quadro. Com uma equipe alinhada, tendo como foco os mesmos objetivos, as tarefas são cumpridas em menor tempo, sem perder a qualidade”, revela.

“Ter um profissional qualificado e motivado por aquilo que faz no seu ambiente de trabalho aumenta ainda mais a produtividade, altos índices de fidelização da clientela, e mais tranquilidade para o franqueado”, acrescenta o diretor.

Como evitar a perda de mão de obra

Reter os talentos acaba se tornando um grande desafio para as empresas. Já que a geração Y tem se preocupado cada vez mais em alcançar qualidade de vida, crescimento e realização profissional. Para isso, é necessário que as empresas recorram de estratégias para motivar seus colabores a continuar sua carreira nas corporações.

Diogo lista que é necessário manter um clima agradável no ambiente de trabalho e políticas de premiações que estimulam os colaboradores a produzirem mais.  “Implantamos isso na SUAV e estamos colhendo ótimos frutos desse trabalho em equipe. Prova disso, é que a franquia possui baixíssimo índice de turn over, e com isso evita a perda de produção, pois quando um colaborar sai da empresa, mesmo que a vaga seja preenchida rapidamente, evita-se a perda de tempo até que o novo profissional se encaixe totalmente na empresa”, aponta.

Outro fato listado pelo empresário é que a empresa invista em um plano de carreira para que os profissionais possam visualizar as possibilidades internas e, assim, investir no seu crescimento. “Já possibilitamos que auxiliares de serviços gerais viessem a ser promovidas a depiladora ou designer de sobrancelhas. Contamos ainda no nosso quadro de funcionários manicure que hoje é gerente, assim como recepcionistas que também são gerentes. Essa oportunidade que oferecemos gera ainda mais confiança do profissional, pois conhecem de perto o impacto das atividades operacionais, possibilitando a tomada de decisões de maneira ainda mais assertiva e com agilidade”, afirma.

Vale lembrar, que sempre há riscos de um funcionário bem qualificado, com treinamento adequado deixar a empresa e trabalhar para a concorrência. Por isso, a retenção de talentos é essencial para não perder os investimentos feitos em capacitação. “Um colaborar valorizado sente mais confiança para continuar no trabalho, pois ele acaba percebendo que essa motivação gerada pela empresa é o fator predominante para se sentir atraído pelo próprio serviço que executa”, conclui Diogo.

Conhecendo o negócio

A SUAV é a primeira rede de esmalteria a nascer em Belo Horizonte (MG). A rede tem como grande diferencial o atendimento sem hora marcada oferecendo três tipos de serviços mais procurados atualmente pelas mulheres: depilação, design de sobrancelhas e esmalteria que pode se enquadrar em lojas de rua, galerias comerciais e shoppings.

Para aqueles que estão em busca de um negócio próprio e investir neste setor os números são animadores. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, registrou aumento de 9,2% no terceiro trimestre de 2017.

A SUAV possui gestão simples com boa margem de lucratividade de 20%, além de oferecer um mix de serviços muito procurado e atraente. O investimento total chega a R$ 125 mil, incluindo gastos com instalações, equipamentos, despesas administrativas e móveis, além do material para funcionamento. A taxa de franquia é de R$ 35 mil.