Na mira de todos os empreendedores, o Sudeste do país continua despontando como a melhor região para investir em franquias. Segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), 53,3% das franquias estão concentradas na região Sudeste, destaque para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro com 40,1% e 10,2% respectivamente, com a participação do faturamento no franchising.
O segmento de Beleza e Bem-Estar continua avançando como setor em alta com crescimento de 9,2% no terceiro trimestre de 2017, além de apresentar um ótimo negócio para investir.
Pensando nesse foco e o quão promissor tem demonstrado o setor de franchising, a recém chegada rede de franquias SUAV – Depilação, Esmalteria e Sobrancelhas mira a expansão em cidades acima de 70 mil habitantes, como é o caso da capital paulista, São Paulo, e entornos, além de cidades expressivas como Ribeirão Preto, Sorocaba e Mauá. A rede também tem interesse na capital fluminense, Rio de Janeiro, além de Niterói, Campos e Belford Roxo.
“Esses grandes centros apresentam excelentes pontos de instalação para uma nova unidade da SUAV, devido ao fluxo de pessoas ser intenso, o que vem de encontro com o modelo de negócio proposto pela rede que é oferecer atendimento sem hora marcada”, diz Henrique Mol, diretor de expansão da franquia.
De acordo com o diretor, a escolha das cidades tem como análise a demanda, número de habitantes, renda per capita e densidade populacional.
A expectativa é que até o final de 2018 a SUAV conte com 30 unidades e fature R$ 5 milhões, somente na região Sudeste.
Cidade sede
Para Diogo Cordeiro de Oliveira, a escolha pela região Sudeste neste primeiro momento expansão se dá pela própria localização da franqueadora que nasceu em Belo Horizonte (MG) e atualmente contabiliza cinco unidades em operação: duas próprias localizadas nos bairros Buritis; Cachoeirinha (Unidade dentro da sede nacional da Localiza); Ouro Preto (franquia), e no bairro Savassi.
Mineiro de coração, Diogo se diz apaixonado por Belo Horizonte, cidade que escolheu para morar com a família e ter seu próprio negócio. “BH oferece muitas oportunidades de negócios e estamos muitos satisfeitos com o número considerável de unidades que estamos conquistando na capital mineira. Agora queremos beber em novas fontes e expandir nossas atividades para outras capitais que são muitos promissoras para os negócios”, revela o empresário.
Três serviços em um único lugar
Com o objetivo principal de se tornar uma franquia de serviços sem hora marcada, o diferencial proposto no mercado pela rede SUAV é que ela oferece às clientes mais de um tipo de serviço: depilação – carro-chefe da rede – com cera natural a base de mel e própolis, exclusivo da marca, e depilação facial com linha; Esmalteria com manicure e pedicure tradicionais, além de serviços de unha em gel e fibra, e Design de Sobrancelhas que pode se enquadrar em lojas de rua, galerias comerciais e shoppings.
O público-alvo é essencialmente feminino, mulheres economicamente ativas e que devido a correria do dia a dia não gostam ou não conseguem agendar previamente seus compromissos e, com isso, se identificam muito com o modelo de negócio proposto pela franquia, ou seja, não há necessidade de agendar o atendimento que é feito de maneira ágil e com qualidade. “O interessante desse modelo de negócio é que ele oferece os serviços mais procurados hoje em dia pelas mulheres. O empreendedor deve ter afinidade com o segmento e habilidades em atendimento ao cliente e gestão de pessoas, além de dedicação integral ao negócio”, avalia Diogo.
Gestão simples
A SUAV possui gestão simples do negócio com boa margem de lucratividade de 20%, além de oferecer um mix de serviços atraentes. O investimento total chega a R$ 125 mil, incluindo gastos com instalações, equipamentos, despesas administrativas e móveis, além do material para funcionamento. A taxa de franquia é de R$ 35 mil.
“Temos a intenção de alcançar 500 unidades em 5 anos de franquia no mercado. E assim se tornar a maior rede de beleza do Brasil a oferecer de forma ágil e sem hora marcada mais de um serviço”, conclui Henrique Mol.