Rede de balada sertaneja chega ao Grande ABC

Parte do plano de expansão, Folks Pub Sertanejo inaugura operação em São Bernardo

(Franqueado Renan Bená/ Foto: Divulgação)

A rede brasileira de franquias de baladas sertanejas Folks Pub inaugura na sexta-feira (15) uma unidade em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, com atrações regionais confirmadas ao longo do mês. A cidade, conhecida pela ampla oferta de entretenimento noturno e por famosos pontos gastronômicos, ocupa o 18º no ranking do IPC Maps 2021, estudo que mapeou o mercado consumidor nacional.

O modelo de negócio baseia-se em casas pequenas e intimistas, que recebem como atrações cantores promissores, em início de carreira. Em um ambiente rústico, com uma atmosfera animada e muita música sertaneja, oferece um cardápio de cervejas, drinques e petiscos.

Fundador da Folks, o empresário Pedro Elero soube como usar a força da música sertaneja, ritmo musical mais ouvido pelos brasileiros, no mundo dos negócios. Em 2021, a franqueadora faturou R$ 22 milhões e, em 2022, a expectativa é dobrar a receita, chegando a R$ 44 milhões, com 12 unidades em operação.

Na unidade de São Bernardo do Campo, o franqueado Renan Bená, de 30 anos, investiu R$ 800 mil e, com a inauguração, se torna o primeiro multi-franqueado da Folks. Ele é responsável por outras duas unidades, uma no Itaim Bibi, em São Paulo, e outra que está em fase de implantação, Mogi das Cruzes.

Segundo ele, a região do ABC tem um grande público potencial, que atende ao perfil da Folks. A expectativa de Bená é de faturar R$ 800 mil, além de preparar o terreno para abertura de outra operação na região. “Geralmente, bares e baladas abrem e, em dois anos, fecham. É muito difícil ter um negócio nesse formato que se mantenha. Mas, com a Folks, isso não acontece”, diz Bená. “Além de toda a assistência que a franqueadora oferece, o modelo de negócio entende as dificuldades do setor e traz soluções que tornam a operação mais lucrativa e duradoura”.

Sócio da nova operação, Brian Batista Rosa, de 30 anos, é da área de tecnologia, mas decidiu se aventurar no setor de entretenimento e apostar na Folks. “Quando conheci a Folks, gostei do conceito e da estrutura, sendo um mix de balada e bar”, comenta Batista. “Após inúmeras reuniões e pesquisas, analisei o potencial de faturamento e retorno, e achei interessante, inclusive visando a um possível plano de expansão São Paulo e Grande São Paulo”.

Com a inauguração da casa, foram abertas 50 vagas de trabalho para as áreas comercial, financeira, administrativa, atendimento e segurança. Algumas vagas seguem em aberto.