Tratamentos estéticos que antes eram privilégios para uma pequena fatia da população, têm se popularizado cada vez mais, tanto é que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de procedimentos estéticos no mundo todo, estando atrás apenas dos Estados Unidos, conforme último relatório publicado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica.
Tratamentos não cirúrgicos têm atraído a maioria das pessoas e a procura aumentou 390% nos últimos dois anos, segundo Censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que entrevistou associados, de todas as regiões do país. Entre os tratamentos mais procurados estão: preenchimento em primeiro lugar na lista, toxina botulínica em segundo, seguidos por peeling, laser e suspensão com fios.
Atenta a este cenário e visando levar tratamentos estéticos faciais de qualidade a uma maior gama da população, a Phi Concept se lança no mercado através do sistema de franquias. A rede enxerga no mercado de estética e beleza uma maneira de resgatar a autoestima das pessoas, oferecendo tratamentos faciais modernos e acessíveis a um público que não consegue priorizar esse tipo de investimento ou mesmo não tem segurança para fazê-lo.
“Procedimentos estéticos faciais semi-invasivos ainda carregam consigo inúmeros mitos como medo da dor, de agulha, ou mesmo o procedimento ser mal feito e com resultado forçado, visto que a aplicação é no rosto e a preocupação de ficar com uma aparência diferente e ser percebida por outras pessoas é grande”, conta Richard Mendonça, CEO da Phi Concept.
“Questionamentos relacionados à autoestima como o de não achar que esses procedimentos sejam indicados para determinados perfis, e que sejam só para pessoas jovens, bonitas e com dinheiro, são algumas das ideias erradas que a população geralmente tem. Viemos para acabar com todos esses mitos, a começar pelo fato de que não vemos a beleza por um padrão já estipulado, mas sim pela essência, pela naturalidade que vem de dentro para fora”, completa Richard.
Com sede no centro de Florianópolis (SC) e previsão de inauguração da sua primeira unidade franqueada em março, na cidade de São José (SC), expandindo assim seu raio de atuação para toda a Grande Florianópolis, a rede está em busca de empreendedores para implantação de franquias em todo o Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Em um ano de operação de sua unidade piloto, a Phi Concept contempla mais de 1.500 clientes atendidos com procedimentos estéticos executados. São mais de 100 tratamentos realizados por mês.
Mas não é só o público feminino que busca por procedimentos estéticos, pois a rede atende homens e mulheres a partir dos 18 anos de idade, embora seu público seja constituído majoritariamente por pessoas do sexo feminino com maior concentração na faixa etária entre 35 e 55 anos. Entre os procedimentos mais procurados pelos clientes está a aplicação de Botox, que consiste na eliminação de rugas dinâmicas, inviabilizando a existência futura das rugas estáticas.
Com faturamento atual que ultrapassa R$500 mil por ano, a Phi Concept pretende chegar a R$ 10 milhões de faturamento, através da abertura de 20 unidades e superar 10 mil clientes com procedimentos aplicados ainda este ano.
Além do Botox, a marca oferece Preenchimento Facial, Peeling, Dermaroller, Lipo de Papada, Limpeza de Pele e Hidratação Facial. O mercado de beleza e estética geralmente é o último afetado em tempos de crise, já que segundo Richard, o público feminino sempre foi muito determinado com relação àquilo que deseja.
“O comportamento de consumo das mulheres sempre foi muito mais antenado do que o dos homens em se tratando de moda e beleza e elas são influência umas para as outras. Isso é fundamental no mercado em que atuamos, pois a indicação gera conforto e segurança para quem tem dúvidas sobre os procedimentos. Além disso, é cada vez mais comum mulheres trazerem seus parceiros para também viverem essa experiência”, afirma o CEO.
O mercado está cada vez mais segmentado em nichos, pois algumas décadas atrás tínhamos dentro de um espaço de salão de beleza a execução de variados serviços estéticos. Hoje é possível identificarmos espaços estéticos especializados em uma única região do corpo. Isso é importante para que o resultado final seja de alto nível e agrade o consumidor.
Um dos grandes diferenciais da Phi Concept é oferecer procedimentos estéticos de acordo com as mais rígidas normas de qualidade e segurança, serviços e produtos com padrões internacionais, sempre respeitando a naturalidade de cada cliente. Todo projeto para criação da rede desde o primeiro momento, considerou todas as normas vigentes de vigilância sanitária e, em virtude disso, foram contratadas consultorias especializadas em arquitetura para ambientes de saúde, para desenvolvimento dos procedimentos operacionais padrão e para acompanhamento do processo de aprovação dos alvarás. Cada detalhe foi pensado considerando o negócio sob o olhar de uma franquia.
Além do conceito disruptivo da marca, a Phi Concept se destaca pelo seu modelo de atendimento personalizado, sem recepcionista e sem mesa de atendimento e pelo fato de seus clientes serem atendidos pelas profissionais que aplicam os métodos, o que cria um estreitamento na relação.
O franqueado terá acesso a um canal de compras de insumos com preços diferenciados e contará com o apoio da franqueadora que é focada na operação do negócio de varejo, equipe de suporte operacional, administrativo, comercial e técnico, além dos investimentos reduzidos de implantação do negócio, viabilizando payback e expansão de novas franquias.
A Phi Concept conta com exclusiva linha de cosméticos, oferece programa de relacionamento Phi Club, eventos de relacionamento com clientes – Phi Talks, procedimentos validados por Comitê Técnico, Suporte Técnico, procedimentos operacionais em conformidade com a Anvisa, insumos padronizados de qualidade internacional, gestão comercial e administrativo financeira, Sistemas de gestão e aproximação com linha de crédito para expansão.
“Somos uma empresa com mentalidade inovadora e nosso foco principal está na expansão da rede de franquias. Em vista disso, muitas novidades estão sendo implementadas na gestão do negócio, tais como meios de pagamentos próprios e planos de assinatura. A marca está em constante desenvolvimento de produtos e serviços para complementação do mix, trazendo novidades para 2020”, prevê Richard.
O segmento Saúde, Beleza e Bem-Estar ocupa o segundo lugar com relação à concentração da maior parte das unidades de franquias, estando atrás somente de Alimentação, segundo Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).