O estilo de vida de muitas pessoas tem mudado para melhor com a chegada da pandemia da Covid-19, principalmente no consumo de alimentos saudáveis. Este movimento traz também um “novo olhar” das empresas do setor em desenvolver ações que fortaleçam o relacionamento com o cliente. A Armazém Fit Store, uma das maiores redes de produtos naturais e saudáveis do país, tem realizado algumas iniciativas para entender como pode agregar mais valor na entrega dos seus produtos e serviços ao mercado.
“Durante os últimos meses, temos dado foco total na comunicação com nossos clientes, franqueados e parceiros de negócio. Investimos em novas ferramentas que permitem conhecer melhor os nossos clientes, trabalhar em cima das necessidades deles e mensurar de maneira mais assertiva os resultados das campanhas. Também reorganizamos o atendimento ao franqueado, possibilitando dar um suporte comercial completo mesmo à distância”, conta Lucas Quintella, diretor da Armazém Fit Store.
Os alimentos que ajudam a aumentar a imunidade e também os doces fit estão entre preferidos dos clientes atendidos nas 76 lojas da rede, distribuídas em 18 estados mais o Distrito Federal.
Outro bom termômetro para medir o aumento no faturamento, que somente no mês de julho alcançou 25%, é o serviço de delivery. “Antes da pandemia somente 60% da rede operava com sistema delivery, hoje, atingiu 100%”, diz Quintella.
Em sintonia com as necessidades do consumidor que não abre mão da praticidade e da segurança, a Armazém Fit Store lançou no mês de abril as Vending Machines, ou máquinas de autosserviço. O retorno tem sido positivo e a franqueadora já negociou 11 máquinas, das quais quatro somente no mês de julho.
Segundo Quintella, os clientes interessados são de academias, condomínios residenciais e hospitais, mas o plano de expansão da empresa é chegar também em aeroportos, metrôs, faculdades, centros comerciais e coworkings. “Vamos instalar a primeira vending machine numa academia de ginástica da cidade de Guaporé, no Rio Grande do Sul. Até o final deste ano, projetamos ter 50 máquinas em operação”, revela o executivo.
As máquinas são disponibilizadas pela franqueadora em sistema de comodato com contrato de 60 meses e 6% de royalties mensal, já incluso também a divulgação nos pontos de venda. O interessado paga apenas pelo abastecimento dos produtos, que está sendo feito pelos 900 fornecedores homologados da rede. O investimento inicial é da ordem de R$ 49 mil com retorno financeiro entre 18 e 24 meses.
Além da facilidade para os clientes, a iniciativa pode se transformar em receita extra para os interessados. A margem líquida da máquina, na média anual, é de 28%. É possível ganhar até R$ 3 mil em 30 dias, sem se preocupar com a manutenção do equipamento, que fica sob responsabilidade da Armazém Fit Store.
O executivo lembra que os franqueados que tiverem interesse no novo modelo de negócio também poderão ser beneficiados com o aumento na venda de produtos. “Nosso objetivo principal é que as máquinas fortaleçam as lojas e as lojas fortaleçam as máquinas, uma vez que a expectativa é estar cada vez mais próximos dos nossos clientes. Com isso geramos maior confiabilidade na marca e nos nossos produtos”.