A Acquazero, rede especializada em lavagem ecológica automotiva, tem muito que comemorar. Desde que a marca foi adquirida pela holding Encontre Sua Franquia, em meados de 2018, a franquia decolou. Nas mãos do empresário Henrique Mol, a marca passou por uma grande reestruturação interna em toda a empresa, como equipe de colaboradores e suporte.
Tudo isso refletiu no crescimento da marca. Sem contar as várias feiras do setor de franchising que a Acquazero participou.
Mol acredita muito no potencial que as feiras de franquias podem trazer para os negócios. “Levamos a marca para os quatro cantos do Brasil e também outros países, como Peru, Colômbia, China, Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Portugal. Essa é uma forma de apresentar a marca, mostrar o nosso modelo de negócio, o que consequentemente, possibilita sempre fechar alguns acordos”, diz.
Tendência no mercado
Em 2019 a Acquazero abriu 130 novas unidades e alcançou todos os estados brasileiros. A rede trabalha seu plano de expansão que almeja chegar em 400 operações em 2020. “Pretendemos crescer cerca de 70% no próximo ano. Estamos muito otimistas e confiantes. Esperávamos que o ano fosse melhor em resultados, mas foi positivo como um todo. Acreditamos que 2020 será um excelente ano em crescimento da marca”, afirma o executivo.
Com um mix de serviços (são mais de 15 soluções), o diferencial da rede é utilizar apenas 300 ml de água durante a limpeza do carro, além de usar produtos biodegradáveis. Nesse caso, são economizados 320 litros de água a cada carro lavado. A rede Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) chama atenção pelo bom lucro obtido em cada unidade. A marca oferece quatro modelos de negócios: Standard, Prime, Satélite e Home Office, sendo esse último o que apresenta maior lucro sobre o faturamento, de 50%.
Esse modelo de negócio exige investimento inicial de apenas R$10 mil, com faturamento médio mensal de R$12 mil e prazo de retorno estipulado entre 3 a 6 meses. Mas Mol revela que 70% dos franqueados da rede conseguem obter porcentagem de lucro acima da média. A explicação, segundo ele, é a dedicação ao negócio.
“Esse modelo de negócio oferece custos baixos nos insumos para prestação dos serviços, leque de soluções para aumentar ticket médio por cliente, e aproveitamento da mesma equipe para oferecer mais soluções”, explica o diretor executivo.
Bebendo em novas fontes
Em outubro deste ano, a Acquazero abriu a primeira unidade internacional em Gainesville, no estado norte-americano da Flórida, nos Estados Unidos. O empreendimento é encabeçado por um brasileiro que já possui loja física da marca em Jundiaí (SP).
Douglas José do Couto já vinha realizando os procedimentos dentro da sua área de atuação em São Paulo. Porém, agora será também um “braço” da franqueadora nos EUA. Além de operar a franquia, ele será desenvolvedor da marca no estado da Flórida, atuando com o modelo Satélite – nomenclatura da rede para o termo máster-franqueado.
Para o próximo ano, a Acquazero tem interesse em abrir operações na Colômbia, Argentina e Portugal. A rede projeta abrir cinco operações, em 2020, no exterior.
Primeira do segmento a lançar app no mercado
Em busca de inovações, a Acquazero lançou neste segundo semestre o aplicativo aos seus franqueados. Ao baixar o app Acquazero pelo celular, o consumidor agenda o atendimento e o profissional vai até ele para realizar os serviços selecionados.
“Essa foi mais uma oportunidade de levar demanda aos nossos franqueados e mais conveniência ao cliente. É uma forma prática e simples. E para agilizar o deslocamento, o franqueado conta com uma moto que tem um baú acoplado e todas as ferramentas necessárias para realizar o serviço de forma delivery. Ele terá apenas um pequeno percentual para pagar ao aplicativo. Estamos tendo um feedback muito positivo de quem usa os serviços através do app, bem como dos franqueados”, conclui Mol.