O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o estado de Minas Gerais é responsável por 54% da produção dos cafés brasileiros, ou seja, Minas é responsável por aproximadamente 18% da produção mundial de café.
Com todo este volume, a profissionalização do pequeno, médio e grande produtor de cafés no estado é extremamente elevada, levando o produtor a uma corrida por aumento de produção e ao mesmo tempo aumento da qualidade do café produzido. Haja vista o valor que conseguem agregar no preço da saca produzindo cafés especiais, que são precificados diferentemente do café commodity.
Os cafés especiais representam hoje em torno de 5% da produção de uma fazenda, sendo realmente lotes muito específicos e com qualidade bem superior ao café tradicionalmente cultivado.
Aroma e sabor
É de olho na qualidade dos grãos e nascida em solo mineiro, a franquia Mr. Black Café Gourmet conta com uma indústria de alimentos parceira da marca, em Belo Horizonte. O local é responsável por fornecer os insumos aos franqueados, tendo como grande diferencial que são fabricados com receitas da gastronomia mineira.
O café é cultivado em fazendas mineiras de três regiões produtoras que são chamadas de “origens”: Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Matas de Minas. “Nosso coffee hunter busca os melhores cafés em fazendas destas regiões que serão a matéria-prima para os cafés do Mr. Black. Após a pesquisa sobre os cafés, prova deles e compra, o café é armazenado verde e a torra deles é feita artesanalmente de acordo com a demanda de pedidos dos nossos franqueados, ou seja, o nosso café só é torrado no momento que entra um pedido de compra do franqueado. A grande vantagem disto é que o franqueado recebe em sua loja um café fresco, recém torrado e no ápice de aroma e sabor”, explica Cristian Soares Figueiredo, CEO da franquia Mr. Black Café Gourmet.
Vantagens de ter o seu próprio café
O café do Mr. Black é selecionado a dedo, visando cafés especiais acima de 84 pontos (na avaliação da SCA – Specialty Coffee Association – o que significa que é possível encontrar ainda mais aroma, sabor e notas acentuadas ao degustá-los), aliado a um custo justo ao franqueado.
Cristian pontua que trabalhar com o próprio café dá todo o poder para escolher o nível de qualidade que a cafeteria busca trabalhar, além de ajudar no controle do custo em momentos de oscilação elevada do preço mundial do café, como é o que está ocorrendo agora.
Colocando a mão na massa
Para ter acesso ao próprio café da marca, os franqueados fazem a compra através do portal da rede de franquia, onde o fornecedor recebe o pedido, torra o café por demanda e despacha diretamente para a unidade franqueada.
Engana-se quem pensa que ser CEO é ficar atrás de uma mesa de escritório lidando com a gestão e parte burocrática da própria franqueadora. Pelo menos esse não é o caso de Cristian, que revela que praticamente todas as receitas à base de café da Mr. Black foram desenvolvidas por ele.
Um grande apreciador de café, o executivo busca constantemente estar atento com tudo que cerca esse grãozinho que é a paixão de muitos brasileiros. Ao longo desses 18 anos de empresa, o executivo já fez inúmeras pesquisas, cursos e aproveita até mesmo o momento de lazer em viagens para conhecer um pouco mais sobre o café.
“Para este ano estamos trazendo duas novidades de receita: uma bebida quente nova que foi inspirada em uma receita que experimentei em uma cafeteria de Chicago (EUA) em viagem realizada neste ano, e uma receita gelada à base de pistache”, diz.
Expansão do negócio
A Mr. Black Café Gourmet soma 30 unidades franqueadas e cinco lojas próprias, presentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Em 2023 a marca faturou R$ 30 milhões e projeta alcançar R$ 36 milhões ainda este ano.
São mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, ampla gama de acompanhamentos como quiches, empanada, broa de milho, bolos e croissants, além de uma linha de sobremesas. Todos os cafés podem ser feitos com leite de aveia para atender ao público com restrição alimentar. O cappuccino cremoso, com receita exclusiva da marca, é o campeão de vendas dentro da franquia, além do tradicional pão de queijo mineiro que pode ser servido com recheio, e da torta red velvet, receita trazida de uma confeitaria de Nova York.