Raio-x do frequentador de shopping centers

Publicado em 27/12/2016 por Imprensa

Os shopping centers são ambientes abertos e convidativos a todos os públicos. Mas você conhece o perfil mais comum de frequentador? Ele tem características que o tornam singular e devem ser consideradas para lojistas tomarem decisões assertivas. Descubra abaixo quem é o principal visitante nos shopping centers.


As informações foram retiradas da pesquisa ‘Perfil do Frequentador de Shopping Center’, realizada pela Abrasce desde 2004. Esta edição do estudo quantitativo entrevistou 3.327 frequentadores de empreendimentos associados. As cidades contempladas foram Brasília, Belém, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e São Paulo.


1 – Mulheres


Elas são maioria no shopping. Entre os frequentadores, 59% são mulheres e 41% são homens. Considerando a frequência de visita, elas saem perdendo. Em geral, o gênero masculino visita o shopping oito vezes ao mês. Elas, sete.


2 – Solteiros


Quem ainda não se casou representa 63% dos frequentadores de shopping center. 30% são casados, 5% divorciados e 2% viúvos.


3 – Querem comprar


Realizar compras ainda é o principal motivo para as pessoas visitarem o shopping. Frequentadores com intenção de compra representam 37% do total. Outros interesses de menor aderência, e quase equiparados, são alimentação, passear, utilizar serviços, entre outros.


4 – Acompanhados


Embora os frequentadores que vão sozinhos ao shopping representam 40% do total, visitantes acompanhados são maioria. A fatia de famílias é de 34%. Grupos de amigos, 22%. Namorados, 12%. E os demais são 2%.


5 – Chegam de transporte público e coletivo


Ônibus, trens e metrô conduzem 45% dos frequentadores ao shopping center. Outros 33% utilizam carro e moto. Aqueles que vão a pé representam 19%. Outras formas, 3%.


6 – De casa para o shopping


Quem estava em domicílio antes de se dirigir ao shopping center representa 57% dos frequentadores.


7 - 1h15


Este é o tempo médio de permanência do visitante no shopping center. Mais precisamente, 76 minutos. Em 2012 e 2006, o tempo médio era de 73 minutos.


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , Shopping centers , Franquias em shoppings