A Quinta Valentina, que comercializa sapatos na casa dos clientes, fechou o ano de 2017 com um crescimento de 35%, muito além dos 8% registrados pelo setor de franquias, segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising. Ano passado a rede faturou R$ 13 milhões e chegou a marca de 306 unidades.
Sem ponto físico, os franqueados da marca atuam com a venda direta. O cliente recebe o profissional em casa, com os sapatos previamente selecionados, seguindo seu estilo e necessidade. Este formato de negócio permite um investimento mais baixo e um retorno mais rápido.
“A venda direta evita gastos com espaços físicos e contratação de funcionários. Além de dar mais liberdade para o empresário, que prepara sua agenda sem nenhuma restrição de horário. Para o cliente a compra ganha status de experiência, pois escolhe seus pares em casa e recebe um atendimento exclusivo”, explica Renato Kuyumjian, fundador da rede.
Com 8 novas coleções ao ano, a rede comercializa cerca de 8.000 pares por mês entre sandálias, scarpins, tênis, rasteirinhas entre outros. Interessados em aderir ao negócio investem cerca de R$27 mil, o que já inclui estoque para as vendas iniciais.
“Nosso modelo de negócio atrai principalmente empreendedoras atrás de uma fonte de renda que lhes permita ter um empreendimento próprio e um horário flexível para acompanhar o crescimento dos filhos, por exemplo”, contextualiza Renato.
Em 2018 a rede estima comercializar 120 novas franquias e atender a todas as regiões brasileiras.