Os multifranqueados são uns dos principais indicativos de que o projeto de expansão de uma rede é sólido. Um exemplo de franqueadora que aposta na fidelização dos empreendedores é a Quiksilver, líder de segmento de surfwear no Brasil. 75% dos parceiros da marca possuem mais de uma unidade da operação. Este é o caso de Rodrigo Cerqueira, proprietário de duas lojas da rede em Porto Alegre e com um contrato assinado para abrir a terceira unidade. Com plano de ampliação cauteloso, a multinacional prevê fechar 2017 com aproximadamente 15 unidades em operação.
“Trabalhei como executivo por dez anos, mas sempre busquei negócios para investir e ter outro tipo de renda. Em 2015, soube que a Quiksilver estava com projeto de franquia e como sou surfista há 20 anos, não pensei duas vezes ao juntar o útil ao agradável. Hoje estou indo para a terceira loja da marca”, conta Rodrigo.
Segundo o gerente de varejo e franquias da multinacional, Paulo Schwarz, ter 75% dos franqueados com mais de uma loja mostra que, embora ainda sejam necessários acertos e melhorias na operação, de maneira geral, os franqueados estão satisfeitos com os resultados e o modelo de franquias da Quiksilver.
“A margem de lucro é saudável (mark up de 2.8) e contribui para a busca de novos franqueados, que enxergam a força das marcas e o extenso portfolio de produtos como os principais diferenciais da Quiksilver”, comenta Schwarz.
Ainda de acordo com o gerente, 2017 ainda será de grandes desafios para o setor de vestuário e varejo, mas esse é também um ótimo momento para conseguir boas negociações de imóveis comerciais, visando o longo prazo.
A multinacional oferece diferentes tamanhos de lojas, que variam de 50 a 100m². A variação de metragem permite atrair níveis de investidores diversos e se torna oportunidade de negócio para todos os perfis de empreendedores.
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