Quer uma franquia online? Veja as diferenças dos serviços de pagamento virtual

O mercado de franquias online está em franca expansão. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) atualmente existem 11 franquias virtuais cadastradas na entidade, mas este número tende a crescer. Elas são uma tendência e a expectativa da ABF é de que nos próximos cinco anos este modelo de negócio cresça uma média de 25% ao ano. Novas marcas poderão surgir e redes já conhecidas estão se adaptando a franquia e-commerce. Independente disto, uma das maiores preocupações de quem abre uma loja online é como os clientes farão o pagamento. O que é mais seguro para o empresário e para o cliente? Quais as vantagens e as desvantagens de sistemas como Pagseguro, MercadoPago, PayPal, entre outros?

Um dos mais conhecidos é o Paypal, da empresa e-Bay, pois está em cerca de 203 países. Aceita um grande número de cartões de crédito, além de cheque eletrônico. Tem diferentes níveis de conta para atender desde grande até microempresários. Uma das vantagens é o sistema de segurança que evita fraudes nos cartões de crédito e débito. Possibilita ainda que o empresário retire dinheiro quando quiser, sem a necessidade de atingir uma meta para isso. Não há taxas mensais, mas o pagamento pelo serviço é feito a cada compra. 

Uma das desvantagens talvez seja na configuração do PayPal com contas brasileiras. O pagamento é diferente para cobranças nacionais e internacionais. Possuí uma das taxas mais altas para este tipo de serviço, sendo que o comerciante não é um parceiro, e sim um utilizador do serviço. Tem algumas funcionalidades que estão em fase de testes no Brasil. Ideal para quem quer atrelar o negócio a uma marca conhecida. 

O Moip é uma marca recente e só funciona no Brasil, ou seja, as vendas só podem ser feitas dentro do território nacional. É pertencente ao grupo IG. Uma das vantagens do Moip é as diferentes formas de pagamento que ele aceita como cartões de crédito, débito, boleto bancário e débito em conta e pelo celular. Também oferece a flexibilidade, visto que é possível que o empresário consiga parcelar a compra do cliente em até 12 vezes. Possui um ambiente visualmente confortável e dá uma maior integração com a loja ou website de cobrança. Possui diversas ferramentas de gestão de fraude, o que melhora a conversão de vendas. 

Apesar de ser apontado por muitos como um dos melhores do mercado, nem tudo que ele oferece é positivo. A interface não é bonita o que pode dificultar o uso para quem não está familiarizado com este tipo de sistema. É um pouco mais lento quando o assunto é atendimento. Como um dos principais objetivos da empresa é evitar fralcatruas aos compradores e empreendedores, o comerciante só poderá fazer o saque depois de 14 duas do pagamento e a aprovação do pagamento por cartão pode demorar um pouquinho.

O PagSeguro é pertencento ao UOL. É bastante conhecido aqui no País. Entre suas vantagens está na interface limpa e rápida o que facilita o trabalho de quem é novo neste ramo ou não sabe lidar bem com meios de informática. Entre as vantagens está os serviços de segurança, a garantia de produto entregue ou dinheiro de volta, além de aceitar pagamentos com cartões de crédito, boleto bancário e transferência bancária. Tem taxas baixas, dentro da média dos serviços oferecidos por outras marcas. Entre as desvantagens está a não possibilidade de agendamento de pagamento. O saque, assim como o Moip, só poderá ser feito após 14 dias. O suporte técnico é demorado. 

O MercadoPago pode ser considerado um dos pagamentos online pioneiros no Brasil. Está integrado ao Mercado Livre e é ideal que seja usado para quem tem sua loja ligada ao site de vendas. Tem taxas de cobrança dentro do mercado. Tem como vantagem aceitar pagamento em cartão de crédito, boleto bancário e transferência online. O saque pode ser realizado em 48 horas. Entre as desvantagens está no fato da rede não disponibilizar aos usuários número de telefone, sendo que contato é feito por e-mail o que às vezes leva que o atendimento demore. Possui uma interface simples, porém nem sempre auxilia o usuário. 

O Pagamento Digital é uma marca pouco conhecida no Brasil, contudo já possuí mais de sete milhões de compradores ativos. Também é conhecida como Bcash pertence ao grupo Buscapé. Funciona como um serviço completo de cobrança, visto que se comunica com os bancos, operadoras de cartões de crédito e faz contato com os clientes que não efetuaram pagamento. Tem integração com o Fcontrol, considerado um dos melhores sistemas antifraudes do Brasil. Entre as desvantagens do serviço está a não possibilidade de estorno ao cliente e requer 14 dias para o saque do pagamento. 

Lembrando aos franqueados e franqueadores interessados nos serviços que antes de fechar qualquer negócio é importante estudar bem o assunto e pesquisar. Este texto tem como objetivo apenas esclarecer algumas dúvidas e apresentar o assunto.

Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter