Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o país conta com 501 empreendimentos, com a previsão de 30 novos centros comerciais até o final de 2014.
Isso significa que o país ganhará mais 87.317 novas lojas, sendo 2.620 âncoras, outras 1.746 megalojas, 75.092 lojas satélites, outras 6.985 lojas de serviços e outras 873 para lazer, que gerarão possivelmente 856.616 novos empregos.
Mas esses números podem mudar, para menos. Diante dos índices econômicos – que apontam o baixo crescimento do varejo e a superoferta de shopping centers em algumas cidades do País – fica mais difícil alugar os espaços e encontrar lojistas com caixa para arcar com os custos de um shopping. Isso acaba forçando uma revisão dos planos e uma possível queda no número de inaugurações.
O baixo crescimento do varejo é resultado do crédito mais caro e juros mais altos. Nesse cenário, donos de franquias, adeptos dos shopping centers, começam a pensar antes de investir em um segundo ponto.
As franquias são grandes clientes dos shoppings. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 2.000 unidades fraqueadas foram abertas nesses empreendimentos em 2013.
Neste ano, as principais redes de shopping estarão presentes na ABF Franchising Expo. Um indicativo que a parceria entre franquias e shoppings é bem forte. Sabendo da desaceleração e dos planos de expansão dos shoppings quem quer investir em franquia tem uma ótima oportunidade para negociar os espaços.
Foto: Shopping Center Norte divulgação