Segundo relatório feito pela Foundation for Young Australians (FYA), 60% dos jovens estão buscando profissões que serão tomadas por robôs dentro de 10 a 15 anos. Esses empregos serão substituídos por máquinas em mais de ⅔ das tarefas, o que pode deixar pelo menos 50% desses profissionais desempregados, caso eles não se renovem.
Muitos jovens durante a pandemia tiveram que atuar 100% na modalidade de ensino on-line ao vivo. Esse foi o caso dos profissionais de educação da primeira escola de Computação e Robótica do país, a SuperGeeks, e de seus alunos.
Baseada na economia colaborativa e no compartilhamento de recursos, a rede percebeu que se as franquias unissem forças conseguiriam ampliar as opções de horários fornecidos aos clientes e quebrar as barreiras de espaço físico, podendo assim, atuarem com alunos de diferentes regiões.
A rede, que trabalha com franqueados espalhados por todo o Brasil, teve que analisar dados e compartilhar ideias. Para que pais e alunos, não chegassem a esbarrar com problemas comuns encontrados em algumas escolas, como a mudança de horário após fim do online, dificuldade na troca de unidade ou não conseguir encaixar os filhos, que estão no mesmo modulo, no mesmo horário de ensino.
Dada ideias e analises, surgiu o modelo de “Turmas Globais” da SuperGeeks, que funcionam da mesma forma que as aulas presenciais que ocorrem nas unidades da SuperGeeks, porém, na modalidade on-line ao vivo. “Com as turmas Globais, nós criamos possibilidades aos alunos – não só pela disponibilização de mais horários, mas também pela praticidade de participar da aula sem sair de casa, por exemplo. A metodologia é exclusiva da SuperGeeks, igual aos cursos presenciais. Não há perda de qualidade” Explica Marco Giroto, fundador da SuperGeeks.
Com as Turmas Globais o cliente da SuperGeeks pode efetuar a escolha que for mais adequada para sua situação e comodidade. No presencial, a escola de robótica e computação sabe que não é tão simples realizar mudanças de unidade, pois envolve a logística de horários e do trânsito. Para o modelo online, se o aluno tiver um irmão ou amigos, por exemplo, um de Fortaleza e outro de São Paulo, ambos podem aprender o curso on-line juntos (desde que estejam na mesma etapa do curso).
“Um ponto interessante das turmas online é que toda a preparação das aulas, reuniões e apoio pedagógicos ocorrem normalmente, sendo a única diferença (em relação à unidade física) é que fazemos online”, enfatiza Giroto.
Além dos cursos realizados pela SuperGeeks desenvolver diversas competências e habilidades (Soft Skills) ao aluno, como raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico e sistêmico, foco, concentração, inglês, entre outros, a disciplina é imprescindível para a formação dos profissionais do futuro.
Isso porque pelo menos 90% das profissões no futuro dependerão de bons conhecimentos em ciência da computação. Muitos empregos, inclusive, deixarão de existir e serão substituídos por máquinas. Segundo a consultoria da Kinsey & Company (empresa reconhecida como a líder mundial no mercado de consultoria empresarial), 50% dos atuais postos de trabalho no Brasil poderiam ser automatizados, ou 53,7 milhões de um total de 107,3 milhões.
Com mais de 4 mil alunos, nas mais de 60 unidades, a SuperGeeks atende crianças entre 05 e 17 anos. Que podem escolher entre cursos para aprender ciência da computação a partir do desenvolvimento de games, conhecimento em robótica, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e também da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.