Qualidade dos serviços de banho e tosa e produtos naturais movimentam as vendas nas três lojas Petland, na cidade de Rio Preto

No primeiro semestre do ano, a unidade Murchid teve um crescimento de 25% no faturamento. Os planos são de expansão de novas lojas e área exclusiva de banho e tosa para gatos.

O mercado pet brasileiro continua aquecido e disputado por empreendedores que buscam oportunidade de negócios em diferentes segmentos. Neste universo, os pet shops pequenos e médios mantém a liderança como o principal canal de vendas do setor (48,1%), seguidos por clínicas e hospitais (17,9%) e agrolojas (10,2%), segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). Na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a chegada de empresas como a Petland também tem contribuído para a profissionalização do setor.

Em apenas quatro anos, o empresário e administrador de empresas Cesar Luchetti abriu dois pet shops na cidade de Rio Preto e cuida da operação de outra unidade em Fernandópolis que, juntos, atingiram um faturamento recorde no mês de julho. “A qualidade do serviço de banho e tosa é um dos nossos grandes diferenciais em relação à concorrência. Temos uma equipe experiente e que valoriza o bem-estar animal”, afirma.

Luchetti acredita que a pandemia também trouxe uma preocupação a mais dos donos de pet em buscar estabelecimentos que oferecem melhor estrutura e profissionais capacitados para cumprir com os protocolos sanitários. “Os pets são parte da família e isso tem exigido investimentos contínuos em serviços e produtos que contribuem para a qualidade de vida de cães e gatos”, explica o executivo que também cuida de quatro cães (dois machos e duas fêmeas) e uma gata.

“Embora as vendas pelo e-commerce tenham crescido de 2020 para 2021, nossos clientes ainda preferem vir à loja. Com o serviço de delivery não temos sentido tanta diferença na procura, pois ele já era oferecido aos clientes, antes da pandemia”, diz o empresário.

Para se ter uma ideia, somente no mês de julho a loja da Av. Murchid Homsi registrou 1.809 clientes que gastaram, em média, R$ 115,18. A unidade, que cresceu 25% no faturamento no primeiro semestre, tem mantido uma média de 860 banhos ao mês, dos quais cerca de 22% são de pacotes promocionais.

Comida natural, ofurô e cromoterapia

E com a clientela de felinos crescendo, houve a necessidade de reformular o projeto da área de banho e tosa da loja Murchid, que ganhará um espaço exclusivo para recebê-los. Serviços especiais para cães e gatos – banho de ofurô e cromoterapia -, estão entre as novidades que serão oferecidas aos clientes. As obras devem ser concluídas este ano.

Para além do serviço de banho e tosa, a empresa tem ampliado e diversificado o mix de produtos pet food, a exemplo da linha de comida natural, que tem vendido bastante. Na opinião de Luchetti, “o consumo de alimentos saudáveis segue uma tendência que, na maioria das vezes, reflete a mudança nos hábitos de consumo do tutor e é transferido para o seu animal de estimação”.

Indicadores do IPB reforçam a crescente participação do segmento pet food no faturamento total do mercado pet projetado para R$ 46,5 bilhões em 2021. Pet food, isoladamente, deve representar R$ 24,5 bilhões, ou 53% do faturamento.

Para que a rede Petland continue crescendo de forma sustentável, Luchetti firmou parceria com uma empresa de consultoria que vai desenvolver um projeto para atrair novos investidores. “O objetivo é aumentar a nossa presença na cidade e região. Com o suporte desta consultoria, teremos uma equipe de expansão totalmente dedicada. Inicialmente, a meta é abrir mais cinco lojas em Rio Preto até o primeiro trimestre de 2022.”