Além dos diversos desafios econômicos da atualidade, encontrar um ponto comercial é um desafio adicional para muitas franquias hoje.
Alguns franqueados têm fugido dos shoppings devido aos custos elevados com aluguel e condomínio. Além disso, esses locais ficam menos movimentados quando a economia está desaquecida, logo, geram menos consumo.
Segundo a ABF, mais da metade dos franqueados afirmam que, hoje em dia, a loja de maior faturamento é uma loja de rua, não em shopping.
É claro que a franqueadora deve ajudar o franqueado a encontrar a localização ideal para seu negócio.
Nesse processo, quem busca a rua pode se beneficiar da troca de informações com proprietários de outras lojas, pois eles costumam se reunir por proximidade, criando “centros comerciais” em determinadas áreas onde uma marca traz fluxo de consumidores para outra.
Algumas dicas
Vai trabalhar com alimentos? Veja se nas proximidades da loja existem outros estabelecimentos que gerem movimento para você, como prédios de escritórios, por exemplo.
Se for entrar na praça de alimentação de um shopping, obseve quem já entrou lá primeiro, qual o mix de lojas local e localização em relação a cinemas e principais estabelecimentos.
Negócios como reparos ou escolas de idiomas, por exemplo, precisam checar também a disponibilidade de estacionamento local.
Outros critérios que servem para todos: visibilidade, facilidade de acesso e presença da concorrência na região.
Além disso, conhecer mercado, população e economia de cada área são fundamentais. Que classes habitam ali? A, B ou C? E quais classes circulam pela região? Podem ser diferentes.
No fim das contas, escolher shopping ou rua vai depender do tipo de franquia e disponibilidade financeira para investir. Quem for se estabelecer na rua deve recorrer a estudos específicos de geomarketing. Em alguns casos, como no da franquia Dídio Pizza, é a própria franqueadora que encomenda esses trabalhos e orienta os franqueados.