A QÓculos, franquia de óticas que se originou do e-commerce, anuncia o plano de expansão para 2024. Neste ano, a rede projeta 50 novas unidades e faturar R$ 100 milhões. Atualmente conta com 50 lojas em operação.
De acordo com Rafael Galdino, diretor executivo e cofundador da franquia QÓculos, a expansão seguirá em ritmo nacional. “Temos lojas em Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, dentre outros estados”, diz. “Em 2024, vamos expandir para o Norte e Nordeste também”, completa.
Estratégia de crescimento
Para a expansão, a franquia QÓculos conta com dois modelos de investimento: tradicional e outlet. Ambos os modelos tem um investimento a partir de R$ 190 mil e contam com um prazo de retorno entre 12 a 18 meses.
Outro ponto da franquia QÓculos é o conceito de autosserviço com compra assistida. O layout das lojas é projetado para oferecer uma experiência única, combinando liberdade para explorar os produtos com assistência personalizada quando necessário.
“Essa abordagem simplifica a jornada de compra e estabelece um ambiente acolhedor, plenamente alinhado às expectativas dos clientes”, comenta Galdino. Em 2023, a franquia QÓculos vendeu mais de 60 mil óculos de grau e de sol, sendo 20% a 30% deles de marcas próprias.
Mercado óptico e franchising
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40 milhões de pessoas precisam de correção visual. Além disso, o mercado óptico vem passando por mudanças. Se antes era voltado apenas para saúde e cuidados essenciais, hoje abrange também as áreas de moda e acessórios.
“Por essas questões e outras, o mercado óptico no Brasil é um terreno fértil, principalmente no franchising”, ressalta o cofundador da franquia QÓculos.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a receita do setor cresceu 13,6% em 2023. O último trimestre do ano fechou em 11,4%, sendo que a área de saúde e bem-estar (em que as óticas estão, por exemplo) segue no segundo lugar mais movimentado: 13,7% de crescimento.