Pequenas e médias empresas nem sempre priorizam publicidade em seu budget de investimentos. Os motivos são vários, mas o custo elevado do investimento nos meios tradicionais e a falta de estratégias de publicidade são os principais. Neste cenário, formatos menos tradicionais chamam atenção, especialmente porque possuem propostas inteligentes e alta capacidade de impactar consumidores.
Fortalecer a marca em uma região, aumentar clientela, anunciar promoções de forma eficiente estão entre os maiores desafios de pequenos e médios empresários. Focados na estratégia operacional e comercial do negócio, muitas vezes a comunicação da marca é deixada para segundo plano. Criar um site, por exemplo, algo considerado básico, não é prioridade para 70% das empresas brasileiras, segundo o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Investir em publicidade então é algo distante, especialmente se o empreendedor não vislumbra uma oportunidade acessível e eficiente.
Divulgação estratégica
Imagine um saco de pãezinhos com publicidade estampada. Este é o propósito da Mídia Pane, rede de microfranquias de publicidade em sacos de pães que já conta com 165 unidades no Brasil. A estratégia da rede é utilizar um espaço com grande valor agregado de forma estratégica: o consumidor tem contato com a propaganda em um momento positivo, em que ele pode dedicar atenção por estar fazendo um lanche ou o café da manha. Outro diferencial é que o anúncio está publicado em um material ecologicamente correto e que será manuseado pelo consumidor, ou seja, o contato é direto. “A empresa vira assunto no café da manha,” afirma Vanessa de Oliveira, diretora executiva da Mídia Pane. Segundo a empresária, quem aposta neste formato de propaganda costuma ter retorno extremamente positivo. “As empresas costumam relatar um retorno rápido do investimento, através das ligações e e-mails que os consumidores enviam. Costuma ser um mecanismo eficiente para fixar uma marca ou mesmo trabalhar uma informação rápida, uma promoção por exemplo.”
A mídia no saco de pão pode ser adquirida de forma exclusiva, sendo que haverá um único anúncio por embalagem, ou de forma compartilhada com outras empresas. A Mídia Pane da produção dos sacos (em material biodegradável), design das peças e distribuição gratuita às padarias de regiões estratégicas, conforme o objetivo de cada campanha. Com um investimento a partir de R$ 500 é possível impactar cerca de 120 mil consumidores.
Sobre a Mídia Pane
Fundada em 2010, em São José dos Campos, interior de São Paulo, a Mídia Pane foi formatada como um negócio que converge dois mercados: o de padarias e o publicitário. Assim, o foco da empresa é comercializar anúncios em sacos de pão e distribuí-los gratuitamente a padarias cadastradas, proporcionando a anunciantes aproveitarem um espaço ocioso e que permite visibilidade em um momento atrativo, que é o café da manha ou da tarde. Devido ao caráter de ineditismo, criatividade e responsabilidade social do negócio (já que os sacos de pão são materiais ecologicamente corretos), a empresa teve uma grande aceitação por parte dos anunciantes e dos donos de padarias desde os primeiros meses. Devido à grande demanda e ao baixo custo operacional, em dois anos a empresa migrou para o franchising, vivenciando um rápido processo de expansão. Atualmente, a rede de franquias Mídia Pane conta com 165 unidades distribuídas em 19 estados brasileiros e que juntas imprimem cerca de 1,8 milhão de embalagens de pão por mês.
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