Primeira seguradora de vida a atuar no modelo de franquias no país, a Prudential do Brasil, subsidiária de uma das maiores instituições financeiras do mundo e a maior seguradora independente do país no segmento de pessoas, chega à marca de 150 franquias abertas em 2021.
Quatro novos corretores franqueados da rede explicam por que escolheram a Prudential para empreender e como está sendo a experiência.
Retorno financeiro mais rápido que o previsto “A oportunidade de adquirir a franquia da Prudential do Brasil surgiu através de um amigo de infância, que atualmente adquiriu a modalidade de Master Franquia B da rede. A franqueadora possui um modelo de negócio estruturado e garante suporte técnico. A equipe da franqueadora Prudential é muito grande. Minha expectativa para retorno do investimento inicial girava entre 8 e 12 meses, o que já era uma ótima previsão. Porém, com apenas 3 meses do início de meus negócios já havia atingido esse valor. Com a estrutura de apoio disponibilizada para a rede de franquias pela Prudential e a dedicação de cada corretor franqueado ao seu próprio negócio, o retorno financeiro é certo.”
Thiago Nunes, corretor franqueado da Prudential do Brasil em Minas Gerais
De cliente a franqueado
“Sou cliente Prudential há mais de 5 anos e corretor franqueado há pouco mais de 8 meses. Conheci a oportunidade de comprar uma franquia após o convite feito pelo meu corretor franqueado Life Planner. Vi neste novo modelo de franquia a oportunidade de empreender junto à seguradora e, além disso, atingindo critérios de excelência e qualidade, ter uma operação ainda mais robusta, consistente e exponencial. Com a franquia da Prudential tenho a oportunidade de empreender com uma das maiores companhias securitárias do mercado e agregar valor à sociedade com uma nova cultura e soluções sob medida.”
Duany Santos, corretor franqueado da Prudential do Brasil em São Paulo
Desafio gratificante
“A possibilidade de ter um negócio em que os resultados estão diretamente relacionados ao trabalho realizado aliado à motivação oriunda do propósito de proteger vidas foram os quesitos que mais me chamaram a atenção na escolha da franquia Prudential. A atividade como corretor franqueado Life Planner tem se mostrado um enorme desafio e uma experiência super gratificante! Trata-se de uma excelente oportunidade, intensa e que exige muita dedicação do corretor franqueado. A Prudential oferece a rede de franquias um produto diferenciado, um modelo de negócios sólido e o know-how de uma multinacional consagrada. Além disso, como corretora franqueada, conto com um suporte operacional próximo e treinamentos específicos para realização da atividade. Outro diferencial que a franquia Prudential oferece está relacionado ao baixo custo de operação do negócio e a possibilidade de obter excelentes resultados financeiros.”
Juliana Shimada, corretora franqueada da Prudential do Brasil no Rio de Janeiro
Realização profissional inédita
“A oportunidade de adquirir uma franquia Prudential e empreender veio em um momento inesperado, porém perfeito para mim. O modelo de negócio associado ao treinamento e suporte operacional que a franqueadora oferece aos seus franqueados é sensacional! Hoje me enxergo como um difusor de garantias, proporcionando apoio e segurança aos meus clientes ao lidar com situações inesperadas. Encontrei propósito e vocação que, associados ao trabalho e esforço constantes, me trouxeram uma realização profissional nunca antes experimentada.”
Tiago Nassar, corretor franqueado da Prudential do Brasil em Pernambuco
A Prudential atua com uma rede de corretores franqueados, que comercializam seguros de vida individuais personalizados. Com mais de 1,5 mil corretoras franqueadas em operação no país, os seguros comercializados pelas franquias da Prudential são responsáveis por cerca de 81% do negócio da empresa. A projeção da companhia para os próximos cinco anos é de dobrar a rede de franquias, alcançando mais de três mil.
“Uma das diferenças fundamentais de uma franquia para um negócio tradicional, em qualquer área, é a experiência e o suporte proporcionados pela franqueadora. O empresário franqueado tem acesso a um modelo de negócios já testado e validado. É da franqueadora a responsabilidade de manter o sistema de transferência de know-how de forma padronizada e oferecer treinamentos periódicos”, explica Luiz Henrique Cruz, Diretor de Desenvolvimento de Franquias da Prudential do Brasil.
O ritmo de abertura de novas franquias no Brasil também tem crescido segundo pesquisa de desempenho do setor de franquias no segundo trimestre deste ano. Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o estudo mostra que o faturamento no 2º tri de 2021 foi de R$ 41,140 bilhões, ainda abaixo do segundo trimestre de 2019 (-35,7%), pré-pandemia, e bem acima do resultado de 2020 no mesmo período (+48,4%).
Já no acumulado dos últimos 12 meses, a pesquisa mostra que o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 4,4% em sua receita, com um avanço de R$ 171,426 bilhões para R$ 178,950 bilhões. O levantamento da ABF apontou ainda um saldo positivo na abertura de unidades de 2,2% no período.
Na Prudential, o aumento no número de abertura de novas franquias também é reflexo do bom momento que atravessa o setor de seguros de vida. Nos últimos anos, a contratação desse tipo de seguro tem crescido, o que aumentou a participação do segmento no mercado.
De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) o setor supervisionado arrecadou R$ 145,04 bilhões no primeiro semestre de 2021, crescimento nominal de 19,4% em relação ao mesmo período de 2020.
Os seguros de pessoas foram responsáveis por mais da metade da arrecadação do primeiro semestre: R$ 85,16 bilhões, alta nominal de 25,5%.
“A franquia da Prudential é uma ótima oportunidade para quem busca empreender, já que somente 15% da população brasileira economicamente ativa tem esse tipo de seguro. Para se ter ideia de como ainda há espaço nesse mercado, nos Estados Unidos, cerca de 70% da população tem seguro de vida. No Japão esse índice chega a 90%. Por isso, temos um cenário otimista tanto para a franqueadora como para os franqueados, observando os dados culturais como oportunidade de crescimento expressivo”, explica Cruz.